Mulheres debatem sobre vida pública e política, em Luanda

0
92

Durante 3 horas, o auditório das Irmãs Paulinas, na Vila Alice, foi o local escolhido pelo Projecto Debate na Comunidade para análise da PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NA VIDA PÚBLICA E POLÍTICA.

Das cinco prelectoras convidadas, apenas compareceram ao debate a Jurista Milca Caquesse e a Deputada do Partido Unita, Mihaela Weba.

Milca Caquesse fez um recurso à história dizendo que existe uma longa tradição do poder feminino. Desde a responsabilidade ancestral de organização, liderança da vida familiar e dos povos, a historia de Angola está repleta de grandes exemplos. Da rainha ginga até às nossas heroínas que muito fizeram para Independência Nacional, temos muito onde inspirar-nos. Milca Caquesse defendeu, ainda, que a participação da mulher na vida pública e política tem aumentado gradativamente, fruto ao cumprimento do compromisso assumido pelo Presidente da República, João Lourenço, na inclusão de mais mulheres em órgãos de direcção no país.

Já a Deputada Mihaela Weba advogou que, só com a implementação das autarquias locais teremos uma verdadeira participação das mulheres na vida pública e política. A deputada enfatizou ainda que o actual sistema de educação não privilegia as mulheres.

O projecto Debate na Comunidade é apartidário, nasceu no Distrito do Sambizanga, por seis (6) jovens que na altura (2002) pretendiam participar na redução do índice da delinquência juvenil a nível do Sambila.

Jovens fundadores: Pedro Paxi, Siona Júnior, Leonardo Ngola, Anaveth da Lúcia, Adão dos Santos e Ganga Luango.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments