De acordo com uma nota publicada nesta Segunda-feira(6) pelo Jornal de Angola, a Administração Municipal de Luanda e o Comando Municipal da Polícia Nacional apresentaram Sábado, na capital do país, um projecto de integração juvenil, criado com o objectivo de ajudar na reintegração social e combate à criminalidade juvenil, através da massificação da prática desportiva nas comunidades.
Segundo o comandante municipal de Luanda, o projecto denominado “Stop Rixa” vai ajudar a reintegrar jovens delinquentes no mundo do desporto, trabalhando numa primeira fase com as associações de judo e jiu-jitsu e, posteriormente, expandir para outras modalidades.
Lázaro Conceição avançou que a ideia é identificar talentos e integrá-los no desporto e na cultura, como forma de prevenir a ocorrência de crimes, tendo Inicialmente começado com mais de 50 jovens com idades entre 11 e os 16 anos, que vão participar no projecto.
O Superintendente-chefe explicou que a Polícia Nacional vai trabalhar nas comunidades, de forma a identificar os jovens a serem encaminhados às academias para reintegração, acrescentando que quem quiser enquadrar o filho como forma de evitar que se incline no mau caminho, deve dirigir-se à esquadra mais próxima, onde terá toda a ajuda necessária.
Garantiu também que a Polícia vai manter o contacto eficiente com as academias, para assim certificar-se de que os jovens estão a ter o devido acompanhamento.
Vale ressaltar que, além da prática desportiva, o projecto inclui, ainda, formações nas áreas das artes, com amplo objectivo de reduzir o número de rixas que ocorrem maioritariamente nos bairros de Luanda.
Por: Luizão Cabulo