- Publicidade -

More

    Músico angolano “Zé do Pau” deixa o mundo dos vivos

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O cantor angolano “Zé do Pau”, autor do sucesso “Página Rasgada do Livro da Minha Vida”, morreu na manhã desta sexta-feira, dia 29, vítima de doença prolongada, numa unidade hospitalar de Luanda, segundo informou fonte familiar ao Platinaline.

    Zé do Pau tinha sido submetido a várias intervenções cirúrgicas na garganta e, desde então, nunca mais voltou aos palcos. De acordo com o último relatório médico, o cantor estava internado no Hospital Geral de Luanda, sustentado por via de soros e outros recursos, e a família precisava de ajuda financeira para lhe dar melhor tratamento.

    Segundo Manuela Ferrão, filha do malogrado com quem a equipa do Platinaline conversou, Zé do Pau sofria de um câncer na garganta e foi encaminhado à referida unidade de saúde depois de ter sofrido uma recaída, que o deixou inconsciente até à data do seu passamento físico.

    A Platina Line, em nome do seu coletivo de colaboradores deixa aqui a família enlutada os nossos sentimentos de pesar .

    BREVE RESUMO ARTÍSTICO-BIOGRÁFICO DE ZÉ DO PAU

    Zé do Pau começou a sua carreira em 1970 como guitarrista a solo do conjunto “Os Corvos”, do qual foi um dos fundadores, com Gildo Costa (vocalista principal e compositor); Zeca Pilhas Secas (viola baixo e ritmo); José dos Santos (vocalista); Didino (tambores) e Novato (vocalista e dikanza). “Os Corvos”, um agrupamento musical com alguma solidez a nível da execução instrumental, chegou a acompanhar renomados artistas, como Sofia Rosa, Luís Visconde, Milá Melo, Belita Palma, Jaburu e Tchinina. Como guitarrista solo, Zé do Pau foi vivamente aclamado pela crítica da sua época. “Pôr-do-Sol”, um instrumental a solo de guitarra, executado por Zé Keno, um tema referencial dos Jovens do Prenda, é da autoria do Zé do Pau.

    Ainda em 1972, profundamente abalado com a morte da mãe, Zé compõe o tema que viria a ser a canção paradigmática da sua carreira, a música “Página Rasgada do Livro da Minha Vida”. Zé do Pau, emocionado, pulsou, de forma solene, a sua criatividade, enquanto compositor, nestes versos: só quando um dia eu for ao campo santo/ minhas lágrimas e o calor da terra secarão/ então verei a página rasgada/ do livro da minha vida/ que estava escrita a profecia/ de tudo quanto/ eu teria que passar/ na terra um dia/ quando mais eu precisava/ se calou a voz da minha existência/ hoje você está/ onde eu nunca, nunca/ te poderei buscar…/ mamãe/ Talvez me resta apenas depositar/ flores em tua sepultura/ regá-las com lágrimas/ que escorrem dos meus olhos/ tão vermelhos/ de chorar o teu silêncio/ vou rezar ao criador/ que no seio divino/ te guarde para o mundo vindouro.

    A página rasgada representa, numa dimensão metafórica, o momento trágico vivido pelo autor, uma página que simboliza a morte da mãe e o livro, é o termo de comparação do percurso de uma vida passível de múltiplos percalços. Na sequência da morte da mãe, surgem as canções: Apenas uma lembrança, A outra dimensão da vida e Farrapo triste.

    Depois de um logo período de silêncio, consequência do encerramento das principais gravadoras, Zé do Pau reapareceu a cantar, em 1981, no programa “Bom Fim-de-Semana”, da então Secretaria de Estado da Cultura, e só chega a gravar 18 anos depois, ou seja, em 1999, o seu primeiro CD “Renascer”, um álbum com oito faixas musicais.

    Em “Renascer”, Zé do Pau experimenta, na condição de editor e produtor, um estilo musical mais dançante, nos temas Mabaia e Amor do Pobre, e regrava a canção Página Rasgada do Livro da Minha Vida. Zé do Pau foi o vencedor da 9 ª edição do Festival de Música Popular Angolana, do Variante 2001 e fez um dueto, num momento particularmente interessante da sua carreira, com o cantor e compositor brasileiro Altemar Dutra, em Fevereiro do mesmo ano, interpretando o tema Senhora, no palco da Casa 70.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Conheça Legoo, única plataforma nacional de venda de ingressos que transfere dinheiro dos promotores em 24 horas

    Criar um evento e ver o seu rendimento nunca foi tão fácil, e por esta razão, a “Legoo”, plataforma angolana lançada hoje (18) no...

    Higino Carneiro Fala Para Adolescentes Sobre o Processo de Paz em Angola

    Em uma iniciativa de orientação para a nova geração de angolanos sobre a história do país, o General Higino Carneiro participou, nesta quinta-feira, 18,...

    Erica Chissapa aconselha nova geração de atores a serem insaciáveis na busca de conhecimento: “O ator não é um ser básico”

    A multifacetada Erica Chissapa ofereceu conselhos aos jovens da nova geração que estão entrando no cenário cinematográfico, incentivando-os a serem profissionais que buscam conhecimento...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto