Por: Ernesto Jaime
“Nas Entranhas do Mar”, o mais recente livro de poesia da escritora Kanguimbo Ananaz circula em diversos países da América latina e central, fruto da edição e publicação, na passada semana, em português e espanhol, pela Universidade de Playa Ancha (UPLA), da República do Chile.
Em entrevista ao PlatinaLine, a escritora angolana de 63 anos descreveu esta etapa como sendo um momento de muita emoção e satisfação.
“É com muita emoção e satisfação o facto de ao longo dos anos me ter empenhado no silêncio, porque o silêncio requer paciência. E enquanto docente e pesquisadora, representar Angola além mar é graça a versatilidade por buscar a história das grandes mulheres heroínas de Angola”.
Traduzido por especialistas da Cátedra Fernão de Magalhães, no Centro de Estudos Avançados (CEA), em Vina del Mar, instituições às quais se junta o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua como auxiliares da UPLA, como patrocinadoras da edição e publicação do livro, o exemplar conta com mais de 20 poemas inéditos, em 48 páginas.
O livro fala da ligação que os angolanos têm com o mar e de outros assuntos inerentes à mulher, entre os quais o empoderamento feminino, cuja inspiração, segundo avançou a escritora, surgiu das vivências de Angola no geral, e Namibe em particular, onde nasceu e viveu durante algum tempo.