- Publicidade -

More

    Ndaka Yo Wiñi diz que a música é um alimento parte da espiritualidade e alerta cuidado com que se consome

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Nunes Hebo

    O artista angolano Ndaka Yo Wiñi alertou, recentemente em entrevista ao programa “Platinando”, da Platina Fm (96.8), a necessidade de se ter cuidado com o que se consome musicalmente por considerar a música um alimento parte da espiritualidade.

    Natural do Lobito (Benguela), Ndaka Yo Wiñi, pseudónimo de Adriano Dokas, de 43 anos, iniciou a carreira em 2011 e já participou em várias actividades, com realce para actuações na “Expo Milão”, em Itália, no “Marco’s African Restaurant”, em Cape Town, África do Sul, entre outros pontos do mundo como Portugal e EUA.

    Na entrevista, o artista referiu que não partiria para a música sem antes saber quais são os seus objectivos para com a arte. “Temos que ter noção que se entendermos bem as funções musicais, no ponto de vista espiritual, psicológico, a música tem a capacidade de ensinar o que a escola levaria muito tempo”, explicou.

    Adiante, Ndaka referiu ainda que a música incide automaticamente no psicológico da pessoa, considerando-a um alimento espiritual e alertou sobre os cuidados a ter-se com o que se consome.

    “A música é um alimento muito forte, um alimento parte da espiritualidade, porque a música, ela é imaterial, se é imaterial, sabemos que a característica de espírito é imaterialização, logo, temos que ter noção e muito cuidado com o que a gente consome”, alertou e destacou o facto de ela penetrar através dos ouvidos, considerado por ele como “as portas da sabedoria”.

    Recorde-se que Ndaka Yo Wiñi foi vencedor do prémio de Melhor Afrojazz do Top Rádio Luanda em 2016; em 2019 actuou na 20ª edição do Cape Town International Jazz Festival, na África do Sul. Actualmente a residir no Canadá, o artista encontra-se na terra que o viu nascer (Angola) para a 7ª edição do concerto “Lundongo No Luando”, que acontece nos dias 28 e 29 de Junho.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Personagem “Replay” de Artur Pop ganha espaço nos corações de crianças

    Por: Nunes Hebo No mundo das artes cénicas, vários são os artistas que foram ou são conhecidos pelos personagens que interpretam ou constroem em determinados...

    Wime Bráulio relata desafios de ser actor em Angola: “O facto de não termos condições suficientes”

    Certamente ser actor em Angola não é fácil devido à escassez da indústria cinematográfica. Desta vez, Wime Bráulio relatou uma fase desafiante na carreira...

    Eduina Semedo conta que há anos foi burlada um apartamento no Kilamba

    Por: Nunes Hebo A artista angolana Eduina Semedo contou, nesta Segunda-feira (15), que há anos sofreu uma burla onde perdeu um apartamento na Centralidade do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto