No âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Independência Nacional, o Presidente da República, João Lourenço, irá condecorar, no próximo dia 6 de novembro, trinta e nove personalidades estrangeiras com a Medalha Comemorativa na Classe de Honra.
Entre os homenageados figuram líderes e estadistas de várias partes do mundo, como o Papa Paulo VI, Xi Jinping, Presidente da China, Bill Clinton, antigo Presidente dos Estados Unidos, Fidel e Raúl Castro, de Cuba, bem como Aldo Moro, antigo Primeiro-Ministro de Itália, e Aníbal Cavaco Silva, ex-Presidente de Portugal.
A lista inclui igualmente nomes históricos do continente africano, como Nelson Mandela, Julius Nyerere, Samora Machel, Kenneth Kaunda, Kwame Nkrumah e Seretse Khama, símbolos da solidariedade entre as nações africanas na luta pela libertação e autodeterminação dos povos. Também serão homenageados líderes de países aliados de outros continentes, entre os quais George Bush, Ernesto Geisel e Leonid Brejnev, sublinhando a dimensão global das relações que contribuíram para moldar o percurso de Angola.
Entre as personalidades distinguidas, destaca-se ainda o nome do antigo Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, igualmente incluído na Classe de Honra. As condecorações refletem o reconhecimento do papel destas figuras no fortalecimento das relações internacionais e no apoio político, diplomático e humanitário prestado a Angola ao longo das últimas décadas.
Por: Makiesse Macondo






