Por: Nunes Hebo
O conhecido jornalista reformado pela Televisão Pública de Angola, um homem do audiovisual, de cultura e antigo combatente, Nguxi dos Santos, pretende criar um museu particular na sua casa, onde vai expor peças antigas da telecomunicação, usados na televisão, no intuito de dar a conhecer aos mais jovens o funcionamento destes instrumentos de trabalho audiovisual.
A informação foi passada em entrevista ao Platinaline por ocasião da Feira Internacional de Tecnologia, Angotic 2024, realizada no mês transacto, onde o profissional de comunicação social de 64 anos expôs as suas peças usadas ao longo dos anos de experiência no ramo audiovisual.
“Eu estou a fazer um museu, meu particular, com peças antigas da televisão. (…) É por isso que eu estou à procura e já apareceram aqui muita gente que me vão oferecer material para ver se a gente faz um museu”, disse.
Adiante, Nguxi dos Santos disse que já pediu ao Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, para fazer o museu, atendendo a demanda da juventude de modos a saberem da importância do antigo, sob pena de se perder peças por falta de conhecimento. Por fim, Nguxi disse que também vai fazer um book, aonde vão às peças.
“Acho a partir daqui, eu mesmo em relação aquilo que eu tenho, acho que vou fazer um book, a explicar como funciona cada peça dessas que eu tenho aqui”, finalizou.