Luanda – O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto (AIAAN), em Luanda, recebeu hoje o seu primeiro voo de passageiros, marcando o início das operações comerciais da nova infra-estrutura. O voo inaugural, um Boeing 737-700 da TAAG, proveniente de Cabinda, aterrissou com 99 passageiros, incluindo a governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, e jornalistas, que acompanharam a viagem em ambos os sentidos.
O evento contou com a presença do ministro dos Transportes, Ricardo de Abreu, que participou da cerimónia de “baptismo” da aeronave, simbolizando o arranque oficial das operações de passageiros no novo aeroporto. Além do voo inaugural, estão previstas para hoje mais três frequências na rota Luanda-Cabinda.
O Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, inaugurado em novembro de 2023, possui capacidade para atender até 15 milhões de passageiros por ano, sendo 5 milhões em voos domésticos e 10 milhões em internacionais. Equipado com duas pistas duplas, o aeroporto foi projetado para receber diversas aeronaves, incluindo o Airbus A380, a maior aeronave comercial do mundo.
As modernas instalações contam com 31 mangas, das quais 19 são dedicadas a voos internacionais e 11 a voos domésticos, além de seis tapetes rolantes para bagagem internacional. A zona de check-in inclui seis ilhas com 94 balcões, garantindo agilidade e conforto no atendimento aos passageiros.
Até ao momento, o novo aeroporto vinha operando apenas com voos de carga, movimentando até 130 mil toneladas de mercadorias por ano.