O músico angolano Matias Damásio , realizou sábado(8)uma sessão de venda e sessão de autógrafos da sua terceira obra discográfica intitulada “Por Angola” e teve grande afluência do publico.
O cantor mostrou-se surpreendido pela recepção do público no Parque da Independência. O CD foi gravado durante um ano e meio em Angola, Portugal, Estados Unidos, República Checa e Espanha. Comporta 12 temas de semba, zouk e bolero.
O Músico angolano disse que é haver maior afirmação, valorização e internacionalização da música feita em Angola para o fortalecimento da cultura nacional.
O Cantor Criador Kwanza Burro, realçou que a música angolana foi moldada por um leque de influências históricas, políticas e sociais que o país viveu e que conduziram a sua afirmação, valorização e internacionalização.
“O nosso semba, merengue, kazukuta, kilapamga, rebita, kuduro, olondudongo, moda-cabecinha, kizomba, makino, ocatita, ossawaia, elessemba, chinganji e chianda são estilos de músicas típicas de Angola, que enaltecem a importância da nossa cultura, suportados pelo som do batuque, ochingufu, pwita, dicanza, marimba, reco-reco, entre outros”, frisou.
Matias Damásio considera ainda que a música angolana está no bom caminho devido à sua evolução ao longo dos anos, está sempre a melhorar e a encontrar uma melhor postura, ressaltando ser normal esta mudança.
“Desde os anos 40 que a música angolana vai mudando de fase, encontrando uma melhor postura, portanto é normal e está no bom caminho”, acrescentou.
Natural de Benguela, Matias Damásio apresentou pela primeira vez o seu talento musical no então concurso “Chuva das Estrelas”. Gravou o seu primeiro álbum “Vitória” em 2005. Conquistou a 17ª edição do Top dos Mais Queridos com o tema “Porquê”, em 2007.