Nutrir online: Importância da vitamina D na gestação

0
91

Por: Hélio Cristóvão

Para as mulheres grávidas ou que pretendem engravidar, aqui vai um conselho muito importante:

Nesse período, é comum que os médicos aconselhem a mulher a ingerir uma maior quantidade de vitaminas, seja por meio de uma alimentação saudável ou por suplementação. O ácido fólico, por exemplo, é recomendado desde o mês que antecede a gestação até o primeiro trimestre da gravidez. E isso tem razão de ser.  Descobertas recentes só têm reforçado o por quê de as vitaminas serem ainda mais importantes para as tentantes e gestantes.

E então, porquê que a vitamina D é tão importante na gestação?

A nutricionista Drª Adilia Cordeiro explica que a vitamina D é um hormônio fundamental para o bom funcionamento do organismo. E no caso das mulheres grávidas, é ainda mais importante. Isso porque além de ajudar a diminuir o risco de aborto espontâneo, a vitamina D também promove o crescimento saudável da placenta e pode reduzir o risco de pré-eclâmpsia (hipertensão na gestação). Ela também ajuda a regular a absorção de cálcio e fósforo, além de ser indispensável para o sistema de defesas.

Como obter a vitamina D?

Existem três formas de se obter a vitamina D: Pela alimentação, pela exposição ao sol ou por suplementação. 

Os alimentos que mais apresentam vitamina D são os de origem animal – como os peixes, ovos e derivados do leite (iogurte, queijo, etc), mas, mesmo assim, eles não são capazes de suprir as necessidades diárias.

Porém, aliando à alimentação, aos banhos de sol, poderá obter bons níveis: Em tese, alguns minutos de exposição no começo da manhã e no fim da tarde deveriam garantir a maior parte da produção de vitamina D no organismo. Vale lembrar que ao meio dia, quando há maior incidência de radiação, não é recomendada a exposição ao sol. 

Resumindo e concluindo, a alimentação variada ou mais parecida com o que os nossos antepassados comiam, e uns banhos de sol (seguros) podem ajudar a melhorar a fertilidade e garantir uma gestação de sucesso.

Gostou das dicas?

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments