O pianista inglês James Rhodes está no ‘Conversa com Bial’

0
164

O pianista inglês James Rhodes está no ‘Conversa com Bial’ desta sexta-feira, dia 21, para falar sobre o seu livro de memórias “Instrumental: Memórias de música, medicina e loucura”, em que relata as violações sexuais que enfrentou quando ainda era criança. Na obra, ele também conta de sua experiência com drogas e hospitais psiquiátricos, e como a música o salvou de seus traumas. Durante a entrevista, o convidado ainda comenta sobre os seus projectos em andamento durante este período de pandemia.   
 Pedro Bial esperou anos para entrevistar James Rhodes, artista que ganhou o respeito e a admiração do apresentador, não só pela sua música, mas também pelo seu trabalho literário.  Em uma conversa franca, directamente de Madrid, na Espanha, James Rhodes abre a sua casa para o programa e, junto a Bial, debate temas sensíveis, embora necessários. O convidado fala de seu livro, que traz a história pessoal do pianista, contando os abusos sexuais que sofreu entre os 6 e 10 anos de idade, e as dificuldades que precisou enfrentar quando, anos mais tarde, decidiu publicar a obra. Para James Rhodes, a batalha legal pelo direito de contar a sua própria experiência foi, de longe, o maior desafio: “Todos os pedófilos dizem a mesma coisa para as vítimas. Eles dizem: ‘Se você contar para alguém, você não imagina a dor que você irá sofrer’. Quando publiquei o livro e falei de alguns momentos da minha infância, coisas ruins aconteceram. E fiquei com a sensação de que aquele cara tinha razão”. James Rhodes também comenta os motivos que o fizeram levar a briga judicial adiante e o porquê de tantos empecilhos.   


 Ainda na entrevista, o convidado fala sobre alguns de seus hábitos e interesses pessoais, como não tocar mais de 4h de piano por dia: “A prática é um processo muito frustrante, lento e específico. É muito diferente de tocar”. Ele também menciona a admiração por Ayrton Senna e o processo do novo livro em elaboração: “Escrevi 70 mil palavras em três meses. Isso me faz bem”. A nova obra, segundo o próprio artista, fala sobre a Espanha e o real significado de lar. “Não tive essa experiência, nunca senti que tinha um lar, até chegar em Madrid”.   
 James Rhodes e Pedro Bial também conversam sobre os grandes nomes da música clássica, como Bach e Beethoven, e fazem uma análise sobre a beleza e a importância da obra dos músicos para o mundo. Especialmente para os jovens. 

‘Conversa com Bial’ emite todos os dias de segunda a sexta-feira às 23 horas no canal Globo HD, disponível na posição 10 da ZAP. Pode ainda aceder aos conteúdos Globo em Angola através do Globo ON, na posição 72 da mesma plataforma.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments