Por: Vídia António
Criado em 2003, e constituído por 5 elementos nomeadamente Tigre Chieta, Costa Vilola, Cesalty Paulo, Orlando Kikuassa e Gilmario Vemba, Os Tunezas são sem sobras de duvidas o melhor grupo de humor em Angola, e têm nos proporcionado momentos de alegria e de descontração, o grupo comemora hoje 3 de Março de 2016, 13 anos de existência de muitas lutas, humildade, foco, persistência, amizade e muito trabalho.
3 de Março de 2003, Tunezas nascem como grupo humorístico, sendo o resultado da junção de vários elementos que integravam o agora grupo de teatro Colectivo de Artes, como o primeiro grupo de humor Angolano verdadeiramente digno desse nome , a partir dessa data assumem-se como um grupo de humor, e passam a suprir uma lacuna que se fazia sentir no programa das artes cênicas em Angola. As suas exibições são sempre marcadas pela irreverência e criatividade.
A primeira aparição do grupo foi no Miami Beach onde apresentavam espetáculos de Stand-Comedy cujo êxito despertou o interesse dos promotores de eventos, e receberam vários convites para apresentar-se em outros palcos. Depois dali, o grupo atingiu um ponto alto com a presença regular na rádio Luanda com o programa “Chibados da vida” e lhes foi formulado um convite para o programa “Fora de Séria” exibido no canal 2 Tpa, passando pela rádio 5 e continuando na Tv Zimbo com o programa “Coisa Doida”. A par das presenças regulares em vários órgãos de comunicação, Os Tunezas têm promovido periodicamente espetáculos por todas as províncias de Angola, e pontualmente participado em eventos em outros países, destacando-se e premiados em S. Tomé como melhor música estrangeira, as actuações na Alemanha e em Portugal propriamente no Coliseu dos Recreios e Casino de Lisboa marcam também a carreira brilhante do grupo.










