Organização Mundial da Saúde declarou ao início da tarde desta sexta-feira o fim da expansão mundial do vírus da covid-19. Em Portugal, os primeiros casos foram identificados no dia 2 de março de 2020
Sim é mesmo verdade a pandemia acabou. Depois de quase sete milhões de mortes e mais de 765 milhões de infeções em todo o mundo, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou ao início da tarde desta sexta-feira o fim da expansão mundial do coronavírus responsável pela covid-19.
A decisão significa, na prática, que o coronavírus pandémico e a covid-19 são agora um agente infecioso e uma doença respiratória sazonal, tal como a gripe, o vírus sincicial respiratório, entre outros. Dito de outra forma, o SARS-Cov-2 juntou-se ao conjunto de vírus respiratórios que, sobretudo nos meses frios, circula e infeta na comunidade.
No dia 21 de marco de 2020, foram anunciados os primeiros dois casos de Covid-19, a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, em Angola.
Angola ate ao momento ocorreram 101.600 infecções e 1.900 mortes relacionadas ao coronavírus registradas no país desde o início da pandemia.