Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    JLO zerou o game: Angola no centro da diplomacia global

    8 de Dezembro, 2025

    690 fiéis descem às águas na Catedral da Adoração e Promessa e marcam encerramento do calendário baptismal do ano

    7 de Dezembro, 2025

    Miss Angola Universo 2026, Wanderleia Rodrigues, visita instalações da MERCONS

    7 de Dezembro, 2025
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Poupée Martinho nomeada uma das 100 pessoas mais influentes na lusofonia

      7 de Dezembro, 2025

      PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA NACIONAL EMPOSSADO COMO MEMBRO DO FÓRUM PARLAMENTAR DA SADC

      2 de Dezembro, 2025

      Cesalty e Buderbela esclarecem detenção e negam abuso

      1 de Dezembro, 2025

      Preço do petróleo Brent para 2026 deve situar-se entre 55 e 66 dólares, apontam agências internacionais

      28 de Novembro, 2025

      Sucesso absoluto leva a sessão extra de “Quem Está Aí?” com Thiago Lacerda em Luanda

      20 de Novembro, 2025
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Casa»Em Foco»Operadores económicos vão beneficiar de alívios fiscais do IVA em 2025
    Em Foco

    Operadores económicos vão beneficiar de alívios fiscais do IVA em 2025

    Platina LinePor Platina Line18 de Março, 2025Sem comentários2 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    Compartilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    Os operadores económicos, nacionais e estrangeiros, que apresentarem projectos estruturantes em 2025 poderão beneficiar de alívios fiscais no âmbito do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e do Imposto Predial (IP), conforme estabelecido na Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) deste ano.

    A informação foi avançada pelo chefe de departamento do gabinete jurídico da Administração Geral Tributária (AGT), Nuno Chaves, durante o primeiro Encontro Sectorial com os Grandes Contribuintes, realizado esta terça-feira, em Luanda.

    Segundo o responsável, a medida enquadra-se na reforma tributária em curso no país, com o objectivo de atrair mais investimentos e dinamizar o tecido empresarial, destacando-se a redução de algumas taxas de 25% para 10%.

    Nuno Chaves esclareceu ainda que a alteração do IVA pretende impulsionar o sector industrial, permitindo maior flexibilidade na aquisição de matéria-prima e equipamentos ao longo dos 12 meses do ano fiscal. As unidades fabris, por exemplo, vão beneficiar de uma redução do IVA de 14% para 5%.

    Outro destaque apresentado foi a possibilidade de alteração do cadastro do IVA de forma mensal, ao contrário do modelo anterior que era anual. O responsável lembrou que o IVA possui três regimes distintos: Regime de Exclusão (até 25 milhões de kwanzas), Regime Simplificado (entre 25 milhões e 350 milhões) e Regime Geral (acima de 350 milhões de kwanzas).

    No que diz respeito ao Imposto de Selo, Chaves sublinhou que operações com aumento de capital com prazos curtos, até cinco dias, poderão beneficiar de isenção, sobretudo no âmbito de transações no mercado interbancário.

    A empresária Célia Loureiro, presente no encontro, considerou o programa do OGE assertivo, destacando a aproximação entre os operadores económicos e a AGT, bem como as vantagens da facilitação e simplificação fiscal, incluindo pagamentos diferidos.

    Já o administrador da AGT, Pedro Marques, reforçou que estas alterações visam conferir maior transparência às operações e fomentar uma relação mais próxima entre contribuintes e administração fiscal. Referiu ainda a importância da harmonização de instrumentos como o Código Aduaneiro, o Código do Imposto sobre o Rendimento do Trabalho, o Código Industrial e o próprio IVA, de forma a ajustá-los à realidade económica do país.

    O Encontro Sectorial com Grandes Contribuintes, promovido pela AGT, visa promover um diálogo contínuo e construtivo com os principais contribuintes, abordando temas ligados à fiscalidade e às práticas aduaneiras.

    Compartilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorAuria Machado lança livro “A Rainha dos Porcos” com foco na suinicultura e no empoderamento feminino
    Próximo Artigo Aida Gonçalves lança obra sobre convenção fiscal entre Angola e Portugal
    Platina Line
    • Site

    Redação

    Relacionados Posts

    JLO zerou o game: Angola no centro da diplomacia global

    8 de Dezembro, 2025

    690 fiéis descem às águas na Catedral da Adoração e Promessa e marcam encerramento do calendário baptismal do ano

    7 de Dezembro, 2025

    Miss Angola Universo 2026, Wanderleia Rodrigues, visita instalações da MERCONS

    7 de Dezembro, 2025

    Da capital portuguesa para Luanda: Victória Cabeleireiros marca presença no HCTA

    7 de Dezembro, 2025
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    JLO zerou o game: Angola no centro da diplomacia global

    8 de Dezembro, 2025

    “A minha esposa levou quase tudo de mim”, revela Chefe Andeloy

    8 de Dezembro, 2025

    “Não estudei absolutamente nada sobre ancestralidade para fazer este álbum”, afirma C4 Pedro

    8 de Dezembro, 2025

    Bonga, C4 Pedro, Nair Nany, 12 Furos, Deezy, Jessi Madalena e Ed Rodrigues entre as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia

    8 de Dezembro, 2025
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Cinco jornalistas da emissora Al Jazeera mortos na Faixa de Gaza após ataque de Israel; emissora e ONGs condenam acção

    Por Osvaldo11 de Agosto, 20250

    Cinco jornalistas da cadeia Al Jazeera, incluindo o reputado correspondente Anas al-Sharif, foram mortos este…

    “Jesus” da Sibéria recebe pena de 12 anos de prisão por danos à saúde física e mental dos seguidores

    1 de Julho, 2025

    Conheça a mulher mais fértil do mundo: Mariam Nabatanzi tem 44 filhos aos 43 anos

    1 de Julho, 2025

    Furto de bola autografada por Neymar Jr resulta em condenação de 17 anos de prisão

    1 de Julho, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    JLO zerou o game: Angola no centro da diplomacia global

    8 de Dezembro, 2025

    “A minha esposa levou quase tudo de mim”, revela Chefe Andeloy

    8 de Dezembro, 2025

    “Não estudei absolutamente nada sobre ancestralidade para fazer este álbum”, afirma C4 Pedro

    8 de Dezembro, 2025
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2025
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.