- Publicidade -

More

    Oposição defende extensão do passaporte diplomático para todos os juízes, enquanto MPLA apoia restrição

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A recente aprovação, na especialidade, da Proposta de Lei de Alteração da Lei do Passaporte Angolano e do Regime de Saída e Entrada dos Cidadãos Nacionais gerou um intenso debate entre deputados da oposição e da bancada governamental.

    Os deputados da UNITA e de outros partidos da oposição manifestaram-se contra a exclusão de juízes do benefício do passaporte diplomático, defendendo que o documento deve ser atribuído a todos os magistrados, independentemente de estarem ou não jubilados. A posição contrária do Executivo e do MPLA, que apoia a retirada do benefício para juízes e ex-deputados, gerou insatisfação entre membros do poder judicial.

    Um juiz, que preferiu não ser identificado, expressou descontentamento com a proposta do Executivo, considerando que a retirada do passaporte diplomático desvaloriza a classe e ignora o papel essencial do sistema judicial.

    A proposta de alteração, aprovada hoje, 12 de fevereiro, com 25 votos a favor e 10 contra, mantém o benefício apenas para Procuradores-Gerais da República jubilados, juízes conselheiros dos tribunais superiores jubilados e Procuradores-Gerais adjuntos da República jubilados. O Executivo justifica a medida como uma forma de reconhecer apenas entidades que mantêm relevância institucional.

    A lei atual já concede o passaporte diplomático a antigos Presidentes da República, deputados à Assembleia Nacional, juízes presidentes dos tribunais, Vice-Presidentes e Primeiros-Ministros.

    O debate segue aceso, com a oposição a prometer novas propostas para assegurar que todos os juízes sejam contemplados.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Lendas da música afirmam ter identificado os feiticeiros do meio artístico

    O mercado musical angolano esteve em debate num encontro inédito entre algumas das maiores lendas da música nacional. Heavy C, Walter Ananas, Yuri da...

    MCK afirma que os artistas já não vendem álbuns como antes: “O país está na rocha e isso estrangulou a produtividade dos artistas”

    O rapper e activista social MCK afirmou recentemente no podcast "Batata Quente", do Mercado Lusófono, que os artistas angolanos já não vendem álbuns como...

    Weza Mendes pronuncia-se sobre entrevista com mãe de Mano Chaba e pede desculpa ao público, especialmente a Deezy

    O podcast Pod 1Milhão veio a público nesta quinta-feira, 27 de março, através da apresentadora Weza Mendes, para esclarecer e apresentar um pedido de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto