Quando se fala de moda, a pesquisa aparece como a bíblia para o religioso: indispensável.
Já ouvi estilistas dizendo: eu não gosto de ver o trabalho de outros Designers para não me contaminar enquanto criador. Mas pergunto-me: como saber que não estas a reproduzir genuinamente o trabalho de outrém? Pesquisando.
Como atender a expectativa do seu público-alvo? Pesquisando.
Então, o primeiro passo quando se decide por fazer uma colecção é:
- Pesquisa.
Leia muito, leia tudo o que puder sobre todas as indústrias criativas. Participe de work shops, assista a vídeos de moda, desfiles, pesquise tecidos, aviamentos, absorva toda informação que puder porque como dizem e bem dizem os nossos pais: conhecimento não ocupa lugar. E é exatamente isso, amplia os horizontes do criador, nutre a imaginação e inspira a mente criativa.
A pesquisa exige disciplina e técnica para que o designer possa descobrir entender e registrar o que está nas ruas, montras, feiras, revistas, desfiles e o que está na mente do consumidor.
Para bem atender o seu público –alvo, você deve atender as seguintes pesquisas de mercado:
- Pesquisa de Comportamento (hábitos de consumo, interesses, ídolos, temas de interesse)
- Pesquisa de Mercado (estilo e preço praticado pela concorrência, futuros concorrentes)
- Pesquisa de tendências ( cores, tecidos, aviamentos, elementos de estilo, temas de inspiração)
- Pesquisa Tecnológica (técnicas e maquinários lançados no mercado, ex:técnicas de estamparia, softwares, tecidos tecnológicos)
- Pesquisa de Vocações Regionais (informações sobre que região melhor produz determinado material ou técnica)
- Pesquisa de Tema de Colecção ( Definida a inspiração, reúne-se informações que possam ser usadas criativamente no desenvolvimento da colecção).
O passo pós-pesquisa é a geração de alternativa: desenhar milhões de croquis praticando o brainstorming: nem uma idéia deve ser censurada, open mind, sempre!
para estudantes e entusiastas da moda e o link de um site que acabei de encontrar, com looks de alguns estilistas angolanos http://www.sdr.co.za/photo/index.php?album=1012FBA.
Apreciem.
Cordialmente,
Felícia Mahatma