- Publicidade -

More

    Os riscos de usar vibradores

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    RIO – O uso de vibradores e outros acessórios sexuais pode causar danos à saúde. Nada a ver com a prática relacionada aos brinquedinhos, mas ao material de que são feitos alguns desses objetos, o ftalato, que, segundo estudos, pode causar alterações no sistema endócrino.
    O ftalato é uma substância que dá flexibilidade e elasticidade aos plásticos. Experimentos realizados com camundongos mostraram que ele pode causar danos à saúde dos roedores e muitos especialistas afirmam que isso também pode acontecer, ainda que em menor escala, com os humanos. Não há nada cientificamente confirmado, mas, por precaução, a União Europeia limitou seu uso em brinquedos para crianças.
    O problema já foi tratado na Dinamarca pela Agência de Meio Ambiente, que concluiu que as mulheres grávidas ou que estejam amamentando não devem usar acessórios sexuais feitos com o composto. O motivo é que, enquanto um adulto está razoavelmente protegido, o feto ou recém-nascido pode sofrer alguns problemas após ser exposto a ele, em particular os do sexo masculino.
    Por ser muito parecido com os hormônios masculinos, o material pode causar alterações no sistema endócrino, principalmente se não for absorvido pelo organismo em fases tão sensíveis às mudanças, como o desenvolvimento pré-natal ou a primeira infância.
    A médica Shanna Swan, da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, realizou um estudo em que encontrou uma relação entre a exposição materna aos ftalatos, medida pelo exame de urina, e uma menor distância entre o ânus e os órgãos genitais de seus filhos. Os resultados foram importantes, pois esta medida é uma característica que diferencia homens e mulheres: os primeiros têm, em média, uma maior distância. Ou seja, a exposição fetal aos ftalatos causava, senão ferimentos graves, uma certa feminilidade dos futuros homens.
    As conclusões de Swan foram depois referendadas em outros estudos de seu mesmo grupo, que associaram o excesso de ftalatos com menores níveis de andrógenos e inclusive um menor interesse por jogos tipicamente masculinos nas crianças, um conduta equivalente ao observado em experiências com camundongos: quando os animais são expostos a essas substâncias, os machos renunciam a alguns hábitos próprios de sua condição sexual.
    Há um diferença fundamental entre o tipo de evidência direta que foi obtida nos roedores, após submetê-los a experimentos em laboratório, e os resultados nas pessoas, que sempre dependem de estatísticas e dados obtidos na vida real, na qual são enfrentandos uma infinidade de fatores que atuam em nosso organismo e são potencialmente prejudiciais.
    ( com o Globo) 
    Share this
    Tags

    A Bombar

    Dom Caetano aborda dissabores com Carina Santos: “Se a cópia não convence, a música se esquece”

    Dom Caetano, com sua sólida argumentação, detalhou os dissabores que enfrentou com a artista Carina Santos devido à reprodução da música intitulada “Sou angolano”,...

    Banco BCS lança o seu primeiro fundo de investimento

    O Banco BCS, arrancou ontem com a subscrição de um fundo fechado especial de investimento em valores mobiliários, no valor global de 5.000.000.000 Kz. Destinado...

    Angola ocupa 4.ª posição no Ranking Africano de Futsal

    Por Helder Lourenço Após a recente realização do CAN`2024, em Rabat, Marrocos, Angola se destaca ao conquistar a quarta posição no ranking da Confederação Africana...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto