Por: Nunes Hebo
Nos últimos tempos tem sido crescente o número de pessoas que passam informações na internet sobre “como imigrar”. Este dado preocupou o kudurista angolano Pai Profeta, que aquando da sua participação ao podcast “Mercado Lusófono”, nesta Terça-feira (11), alertou os jovens a terem cuidado com estas informações, alegando que muitas não condizem com a verdade.
A passar algum tempo nas terras de Camões, Papa Mundinho, como é também conhecido, disse na entrevista que diariamente tem recebido mensagens de pessoas a perguntarem como fazer para irem a Portugal.
“O sistema migratório é muito complicado, não pense que o Pai Profeta está aqui em Portugal, (…) e você também: eu vou bazar, quando chegar lá vou rebentar, vocês vão ver, eu vou fazer bwé de kumbu. É bem complicado, mano, aqui tem gajos que eram empresários, estão a lavar pratos, então é preciso terem calma, saber das coisas, porque tem bwé de pessoas quem vem aqui, estão a dar informação à toa no outro”, começou por dizer.
Adiante, referiu que tem pessoas que chegam no exterior, incentivam outras a migrarem, entretanto, quando a pessoa chega ao local, furtam-se de ajudar, razão pela qual reforça a necessidade de se ter boa informação.
“É preciso passar uma informação credível, o sistema migratório é para jovens que gostam de trabalho e não negar ou escolher qualquer trabalho, você quando imigra, fala já estou a ir sofrer, é mesmo trabalhar”.