Os músicos Paulo Flores, Eduardo Paim, Sebem, Tony Amado, Beto de Almeida, entre outras vozes emblemáticas da música angolana como Sam Mangwana, Lulas da Paixão, Filipe Mukenga, Carlos Burity, Dom Caetano, Calabeto e Jacinto Tchipa, fazem parte da lista das personalidades que serão condecoradas pelo Presidente da República, João Lourenço, com a Medalha Comemorativa da Classe Paz e Desenvolvimento, em reconhecimento pelo seu contributo artístico à nação.
A distinção foi atribuída no âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Independência Nacional, conforme estabelecido pela Lei n.º 2/25, de 18 de Março de 2025, que prevê a atribuição da Medalha Comemorativa a personalidades cujas acções marcaram, de forma indelével, a história de Angola. Esta é a segunda cerimónia de um conjunto de condecorações que decorrerão ao longo do ano, por grupos, para melhor organização e valorização dos homenageados.
Nesta fase, foram condecorados 697 cidadãos, sendo 252 na Classe Independência e 445 na Classe Paz e Desenvolvimento. Entre os homenageados na área da música, destacam-se nomes que contribuíram para a promoção da paz, do civismo e da identidade cultural angolana, através de letras comprometidas com a realidade social do país e do impacto das suas obras na construção da coesão nacional.