O jornalista angolano Pedro Muenho lançou, no início deste mês de dezembro, sua mais recente obra literária, que relata a história da Igreja Adventista no Norte de Angola. Com 564 páginas, o livro surge da necessidade de documentar a presença da instituição religiosa no país, que já se estende por mais de 100 anos.
A obra com o título, Do Cuale a Luanda: A História da Igreja Adventista no Norte de Angola, além de contar com a autoria de Pedro Muenho, inclui contribuições dos doutores Jean Carlos Zukuwski, Tiago Dias e do especialista Carlos Davi Alves. Todos compartilham a mesma visão: enfatizar a importância do legado adventista no país.
Segundo Muenho, o livro atende a um apelo dos líderes religiosos e destaca a obrigação comum entre todos os cristãos de contribuir para o avanço da obra do evangelho. Ele afirma que a publicação chega como mais uma tentativa de manter vivo o legado histórico do adventismo, tanto nas páginas da História quanto nos corações dos que foram alcançados pelos esforços iniciais de homens e mulheres que se dedicaram à missão de Cristo na região.
Para construir essa narrativa, Muenho coletou depoimentos de obreiros, filhos e netos dos pioneiros da obra adventista. Ele também desenvolveu sua pesquisa a partir de artigos, boletins e notícias da igreja em Angola desde o início do século passado.
A União Nordeste de Angola, liderada pelo pastor Teixeira Mateus Vinte, teve um papel crucial no apoio ao projeto, tornando possível a concretização dessa obra.
Formado em jornalismo e teologia, Pedro Muenho possui também uma pós-graduação em História das Religiões, mestrado em Recursos Humanos e Jornalismo, além de um doutorado em Educação. Nos últimos anos, ele tem se dedicado a investigar e escrever sobre a igreja em Angola, participando de seminários no Brasil para apresentar suas pesquisas.
Os interessados podem adquirir o livro físico neste link e o digital neste outro link.




