Por: Redacção Platinaline
Em quatro edições do prestigiado concurso Unitel Estrelas ao Palco, esta é a primeira vez que três concorrentes do estilo rap e um kudurista chegam à final. Juntamente com outros dois finalistas, elevam a fasquia da competição. A final será disputada por seis candidatos.
Os concorrentes Lucamba Zambiano, que interpreta Prodígio; Leandro dos Santos, que dá vida a Yanick Afroman; Janilson Simão, que apresenta o rapper americano Pop Smoke; e Faustino Caquila, que traz à memória o saudoso Estado-Maior do Kuduro, Nagrelha dos Lambas, têm cimentado a popularidade dos estilos musicais rap e kuduro. Estes artistas juntam-se a Artur Allberth, que homenageia o saudoso Kweno Aionda, e Abiagel Ferraz, que resgata a nostalgia das músicas da também saudosa artista brasileira Marília Mendonça, na disputa pelo galardão da nova estrela da música angolana.
Tanto o kuduro como o rap são estilos que, historicamente, enfrentaram algum grau de marginalização, sendo alvos frequentes de críticas e banalização. Ambos são géneros predominantemente interpretados por jovens que procuram, de certa forma, dar voz às suas inquietações.
No entanto, com o passar do tempo, os tabus e estereótipos em torno destes estilos têm sido quebrados. O público tem abraçado cada vez mais o rap e o kuduro, como se comprova nesta edição do concurso, onde três rappers e um kudurista chegam à final, representando a força e a diversidade da música angolana.