No âmbito das acções culturais e valorização dos artistas, a Mediateca de Luanda, em alusão ao dia de África, homenageia a escritora e poetisa Kanguimbo Ananás, num evento a decorrer no dia 25 de Maio, pelas 17:00 horas, nas instalações da referida Mediateca, localizada no largo das escolas, defronte ao IMNE-MARISTA.
O percurso artístico literário da escritora será representado pelos artistas: Ismael Farinha, escritor Áureo Kicunga, Helena Dias e o grupo Etu-Tueza. A actividade contará, também, com o depoimento de personalidades que têm testemunhado a evolução artística de Kanguimbo Ananás, nomeadamente: Walter Ananás, Mestre Kambulo, Cândido Ananás, Rosa Graça, Áureo Kicunga e outros nomes da literatura angolana.
Em entrevista cedida ao PLATINALINE, Kanguimbo Ananás declarou que esta distinção é fruto de muito trabalho, empenho e dedicação ao longo da carreira e que o trabalho que desempenha é, sem dúvidas, notável e reconhecido.
‘‘Esta homenagem é fruto do meu desempenho, dedicação enquanto cidadã angolana, escritora, poetisa, consultora social e não passo despercebido pelo meu trabalho social enquanto influenciadora real. Como escritora podem sempre esperar de mim toda doação de afecto, carinho e orientação na área da literatura, enquanto docente universitária e como poetisa continuar a escrever e a ser essa cidadã com higiene mental’’.
Por. Eliane Cambiete