Por: Hélio Cristóvão
Para muitos, o termo “calistenia” é novo. Trata-se de um conjunto de exercícios funcionais em que o praticante usa apenas o peso do próprio corpo para formar e construir massa muscular sem ajuda de aparelhos de academias. Justin Lamar é coach fitness de Calistenia e vem revolucionando esta prática em Angola.
O jovem, de 27 anos de idade, que desde 2019 passou a exercer profissionalmente a função de personal trainer, falou em entrevista ao PLATINALINE sobre as suas referências na área, bem como as suas aspirações sobre a modalidade. “As minhas referências para começar no mundo da calistenia foram os americanos, Frank Medrano e o Michael Vázquez é no nível deles que pretendo chegar”.
Em Angola, o personal trainer fez saber que pretende alcançar todo o país e fazer com que mais pessoas conheçam a actividade calistenia. “Adoro ensinar e sei que as pessoas aqui no nosso país ainda não conhecem muito bem a calistenia, sendo que é uma modalidade internacional. Posteriormente quero ser reconhecido a nível internacional”, sublinhou.
Ainda sobre a modalidade, o instrutor fitness garante que qualquer pessoa pode praticar, apenas movimentos mais avançados não devem ser executados por pessoas hipertensas. “As pessoas procuram mais o meu serviço, primeiro por ser algo diferente e segundo porque as pessoas olham para as minhas pernas e perguntam como fazer para ter as pernas bem tonificadas sem usar pesos e eu apresento o meu trabalho”.
A calistenia tem como função preparar o corpo para levantar o seu próprio peso buscando harmonia entre a mente e o corpo. O personal trainer recomenda por questões relacionadas ao melhoramento da saúde e por tornar a pessoa física e mentalmente forte.
Justin Lamar abriu há três anos uma box onde dá aulas particulares e actualmente ensina Calistenia na Fortaleza de São Miguel, Baía de Luanda, onde dá aulas colectivas.