Por: Arieth Silva
Com o objectivo de combater a seca e a desertificação no sul do país, a equipa de Basquetebol do Petro de Luanda e a ONG Otchiva plantaram cerca de 3500 mangais na localidade dos Ramiros, em Luanda, num evento que decorreu no Sábado, 01 de Outubro.
De acordo com a nota que a redacção do PLATINALINE teve acesso, o lançamento desta campanha de reflorestação contou com a presença de 150 voluntários, entre os quais a Ministra do Ambiente, Ana Paula de Carvalho, Secretários de Estado do Ministério do Ambiente e da Floresta, Jogadores, Dirigentes e equipa técnica do Petro de Luanda, representantes da Liga Africana de Basquetebol e as comunidades que compõem o Saco dos Flamingos na Península do Mussulo.
Depois de plantados os 3500 mangais, o momento serviu também para uma partida de basquetebol destacando-se a competição de lançamento de três pontos para adicionar ao número de árvores doadas pelo Petro, pelo que, no total foram adicionadas ao projecto mais 126 árvores a serem plantadas como consequência dos triplos marcados.
Após realizar a primeira campanha “Threes for Trees”, ficou acordado que, para os próximos meses, o projecto vai expandir na Huíla e Alto Bimbe, onde serão plantadas as árvores que vão compor essa cortina verde nessa região do país.
Frisar que na 2.ª Temporada da BAL, o Petro de Luanda foi a equipa com mais três pontos marcados pelo segundo ano consecutivo e teve a oportunidade de doar 6000 mangais para serem plantadas com o apoio técnico da organização ambientalista Otchiva de modo a combater a seca e a desertificação no sul do país inspirando e melhorando a qualidade de vida das comunidades mais afectadas por esses fenómenos.
Para este projecto que conta com o apoio da BAL, New Fortress Energy e o Governo de Angola juntam-se para Basquetebol, Educação ambiental e muitas outras acções de combate as alterações climáticas.