No âmbito do Dia Mundial das Organizações Não Governamentais (ONG’s), assinalado nesta Quinta-feira, 27 de Fevereiro, o programa Dia Alegre, da PLATINA FM (96.8), promoveu um debate sobre o impacto, desafios e contribuições das ONG’s para o desenvolvimento social em Angola. O painel contou com a participação de Pedro Gonga, representante da Yetu Mu Yetu Angola, Kassia Mananga, representante da UNICEF em Angola, e Janeth Silva, socióloga.
Durante a sua intervenção, Pedro Gonga destacou a importância de um maior apoio governamental às organizações ligadas aos direitos humanos, defendendo ainda a redução da burocracia nos processos de legalização e obtenção do estatuto público. O especialista sublinhou que as ONG’s devem ser independentes e sujeitas a fiscalização rigorosa para garantir transparência.
Por sua vez, Kassia Mananga reforçou que quem pretende criar uma ONG deve alinhar-se com os 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. Além disso, alertou para a necessidade de diversificação de estratégias para captação de financiamentos, um dos grandes desafios enfrentados por estas entidades.
Já a socióloga Janeth Silva destacou o papel fundamental das ONG’s no desenvolvimento social, mas denunciou a existência de organizações que desviam fundos para fins pessoais, comprometendo a credibilidade do sector e prejudicando as comunidades que deveriam beneficiar dos projectos.
O debate proporcionou uma reflexão sobre o impacto das ONG’s em Angola, alertando para a necessidade de mais transparência, fiscalização e sustentabilidade financeira no sector.
Por: Helder Lourenço