A cantora Poca Py foi a convidada do programa Drive Kuduro, da rádio Platina FM, onde, para além de abordar os seus próximos projectos musicais, falou abertamente sobre os ataques que tem sofrido desde que começou a manifestar-se contra o uso da chamada “jarda”.
Durante a conversa com o apresentador Vanilson Gourgel, Poca Py revelou que tem sido alvo de críticas, insultos e ameaças por parte de pessoas que consomem ou defendem o uso da substância.
“As próprias pessoas que usam jarda ficam incomodadas comigo e começam a chamar-me à atenção. Fui bastante atacada. Quando se diz ‘não à jarda’, as pessoas começam logo a ameaçar e a querer expor. Dizem-me que também já usei, mas agora cada um faz o que quiser”, desabafou.
O uso da “jarda” em Angola tem sido motivo de crescente preocupação, impulsionado por padrões de beleza irreais. Apesar dos riscos graves para a saúde e do carácter ilegal da substância, figuras públicas que denunciam a prática, como Poca Py, continuam a enfrentar ataques e represálias.
Por: Lindeza Admizalda