- Publicidade -

More

    PR rende homenagem à “Ludy Kissassunda”

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    O Presidente da República, João Lourenço, rendeu esta sexta-feira, em Luanda, homenagem ao nacionalista angolano Rodrigues João Lopes “Ludy Kissassunda”, falecido quarta-feira (6), por doença, numa unidade hospitalar em Setúbal, Portugal.
    Depois da entoação do hino nacional, o Chefe de Estado inclinou-se perante a urna, que contém os restos mortais do antigo governador do Zaire e de Malanje. De seguida, apresentou as suas condolências à família do malogrado.

    No livro de condolências, o Presidente da República estendeu as condolências aos amigos e aos companheiros de luta do malogrado, apresentadas em seu nome, no da sua família e no do Executivo angolano.

    João Lourenço destacou, no livro de condolências, o facto de o general “Ludy Kissassunda”, que faleceu aos 89 anos, ter sido “um nacionalista da geração da luta armada pela independência nacional”.

    Na cerimónia fúnebre, que decorreu no Comando do Exército (ex-RI 20), renderam, igualmente, homenagem à “Ludy Kissassunda” o Vice-presidente da República, Bornito de Sousa, membros do Bureau Político do MPLA, deputados, governantes, diplomatas e altas patentes dos órgãos de defesa e segurança.

    O também general na reforma foi membro do Comité Central e do Bureau Político do MPLA, eleito na Conferência Inter-Regional de Lundoje (Moxico), em Setembro de 1974, órgão em que exerceu mandato até ao I Congresso do mesmo partido, em Dezembro de 1977.

    Natural de Kinzau, N’zeto, província do Zaire, desempenhou várias funções de direcção e chefia no aparelho do Estado. Foi director de Informação e Segurança de Angola (1975-1979) e membro do Conselho da Revolução.

    Os restos mortais do nacionalista vão hoje a enterrar no cemitério do Alto das Cruzes, em Luanda.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    José Paciência fala sobre preconceitos no seio Artísticos “Nós temos lutado com pessoas erradas”

    Em um mundo onde a arte é muitas vezes definida por fronteiras rígidas e expectativas preestabelecidas, José Paciência com uma carreira marcada por obstáculos...

    INADEC realiza 1ª edição do fórum de empreendedorismo digital e conscientização empresarial

    O INADEC realizou, nesta Sexta-feira(12), no Ministério do Comércio, a primeira edição do fórum de empreendedorismo digital e conscientização empresarial. O evento teve como objectivo...

    Comité Mister Angola comemora 25 anos de existência com jantar intimista

    O comité Mister Angola celebrou os seus 25 anos de existência, neste Domingo(14), com um jantar intimista que reuniu todos os misteres e patrocinadores...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Visit arnan.me

    Mais como isto