As principais agências internacionais de energia e finanças divulgaram novas previsões para o preço do barril de petróleo Brent em 2026, situando-o entre 55 e 66 dólares por barril, num cenário que reflete a forte incerteza da economia global segundo estudo realizado pela HAPPI & Company.org
Segundo o Economic Policy Uncertainty Index, o nível de incerteza económica mundial atingiu em 2025 os 3.263,8 pontos, um máximo histórico que supera inclusive os valores registados em 2020, ano marcado pela pandemia da Covid-19. Este ambiente volátil tem influenciado diretamente as projeções para o mercado petrolífero.
Previsões das principais instituições
A análise das diferentes entidades internacionais evidencia expectativas divergentes, embora dentro de um intervalo relativamente estável:
- Barclays reviu em baixa a sua previsão inicial, cortando 4 dólares por barril e fixando o preço do Brent para 2026 em 66 USD/barril. A revisão tem por base a expectativa de que a OPEP+ eliminará totalmente os cortes voluntários de produção até setembro de 2026.
- Já a EIA Energy projeta preços inferiores, sustentando que os estoques globais de petróleo devem continuar a aumentar até 2026, o que deverá exercer pressão descendente sobre os preços ao longo dos próximos meses.
Outras instituições como o FMI, JP Morgan, Goldman Sachs, Banco Mundial e a média de especialistas do OGE Angola 2026, apresentam previsões entre 55 e 61 USD/barril, reforçando o cenário de moderação nos preços.
Principais riscos que podem pressionar ainda mais o preço do petróleo
As agências internacionais sublinham quatro factores que podem provocar quedas adicionais:
- Redução das importações de petróleo pela China para níveis abaixo dos 11 milhões de barris/dia;
- Baixa efectividade das sanções dos EUA sobre as grandes petrolíferas russas;
- Prolongamento da incerteza comercial global e aumento das medidas protecionistas;
- Abrandamento das tensões geopolíticas, incluindo na região do Caribe, Médio Oriente e no conflito Rússia–Ucrânia.
Previsão do Governo Angolano em linha com o cenário internacional
A previsão de 61 USD/barril inscrita no OGE 2026 está alinhada com a visão média das principais agências internacionais, que mantêm expectativas moderadas para o mercado petrolífero no médio prazo.








