- Publicidade -

More

    Prémios do mercado segurador crescem 24%

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Os ramos com maior peso relativo continuam a ser o Saúde, o Petroquímica, os Acidentes de Trabalho e o Automóvel

    Luanda, 16 de Março 2021 – Segundo um estudo realizado pela ASAN, que englobou 16 seguradoras num universo de 23 que operaram no mercado em 2020, o volume de prémios estimado para o conjunto do mercado foi de 231.674 milhões de kwanzas, representando um crescimento de 23,9% relativamente ao ano anterior.

    Segundo José Araújo, Director Executivo da ASAN, os prémios destas 16 seguradoras representaram 97,44% da totalidade do mercado em 2019, de acordo com os dados anunciados pela ARSEG.

    Em destaque estiveram os ramos da Saúde, o Petroquímica, os Acidentes de Trabalho e o Automóvel, com pesos relativos de 39,7%, 19,1%, 10,8% e 9,2%, respectivamente.

    A seguir os ramos com maior peso são o de Outros Danos em Coisas, o Incêndio e o Transportes com um peso conjunto de 15%.

    O mercado de seguros continua a apresentar um grau de concentração muito elevado que se traduz num peso relativo das 5 maiores seguradoras da amostra de 76,8%, de 15,8% das 5 seguradoras a seguir e de 7,4% das 6 restantes.

    A taxa de penetração dos seguros (Prémios/PIB) teve uma evolução positiva em 2020 (de 0,60% em 2019 para 0,73%) como consequência duma evolução percentual do volume de prémios superior à da estimativa de crescimento do PIB nominal em kwanzas.

    No que diz respeito à sinistralidade, considerando os dados duma amostra de seguradoras que representavam 83,75% do mercado em 2019, a taxa de sinistralidade global manteve-se relativamente estável de 2019 (40,99%) para 2020 (42,46%), sendo de realçar a redução da taxa de sinistralidade do ramo automóvel de 46,30% para 39,95%.

    De realçar que a Aliança Seguros, BIC Seguros, Bonws, Confiança, Ensa, Fidelidade, Fortaleza, Global Seguros, Nossa, Mundial, Protteja, Prudencial, Saham, SOL Seguros, Tranquilidade e Trevo Seguros foram as seguradoras que fazem parte deste estudo.

    Sobre a ASAN
    A ASAN é a Associação de Seguradoras de Angola, não tem fins lucrativos e tem como objectivo defender os interesses das Associadas a nível nacional e internacional. Existe desde 2012 e reúne as principais companhias de seguros que operam em Angola que são: ENSA, NOSSA, GLOBAL, SAHAM, FIDELIDADE ANGOLA, MUNDIAL, CONFIANÇA, TRANQUILIDADE, FORTALEZA, PRUDENCIAL, BONWS, SOL SEGUROS, BIC SEGUROS, PROTTEJA e ALIANÇA SEGUROS.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Cabo Snoop deixa carta aberta para os angolanos: “Podemos transformar Angola na nossa Europa”

    Por: Vanilson Gourgel Após vivenciar a realidade europeia por algum tempo, o cantor angolano e empresário Cabo Snoop surpreendeu, nesta segunda-feira (9), ao recorrer às...

    Privatização de 109 Ativos do Estado Avaliada em 1,5 Bilião de Kwanzas

    Luanda – O Governo angolano prevê arrecadar cerca de 1,5 bilião de kwanzas com a venda de 109 ativos do Estado até julho de...

    Vera Daves Defende Novo Paradigma de Desenvolvimento Focado na Segurança Alimentar e Parcerias Privadas”

    A Ministra das Finanças, Vera Daves de Sousa, afirmou em Pequim, China, que Angola está em busca de um novo paradigma de desenvolvimento, com...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto