Na manhã deste Domingo, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, em Luanda, foi lançado o livro “Determinação – A minha história com o bullying”, da escritora Otchaly.
Aos 15 anos de idade, Otchaly partilha, no seu livro infantojuvenil, uma narrativa autobiográfica de superação após ter sido alvo de bullying na escola. O enredo da obra, vivido na primeira pessoa, procura inspirar o crescimento emocional de crianças e adolescentes vítimas de intimidação psicológica em diversos contextos sociais.
O evento contou com a presença marcante da presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, da administradora da cidade de Luanda, Milca Caquesse, e dos irmãos empresários Clesio e Clenio Gomes.
O livro, composto por 29 páginas, apresenta textos e imagens que expressam reações ao sofrimento causado pelo bullying na infância. Ao escrever a obra, a autora tem como objetivo transmitir a importância de comunicar aos pais sobre o problema, incentivando um tratamento mais adequado.
Durante a conferência de imprensa, Otchaly exortou os pais a estarem atentos aos filhos e a manterem uma linha de comunicação aberta para discutir qualquer assunto que os inquiete. Segundo a mãe da escritora, Iracelma Filipe, a melhor maneira de lidar com o bullying é procurar ajuda de profissionais de saúde e encorajar os filhos a comunicarem-se com os pais quando se sentirem desconfortáveis na escola ou em qualquer ambiente social.
Iracelma ainda destacou que o livro da sua filha será divulgado para desconstruir o estigma relacionado ao bullying na escola e na família.