- Publicidade -

More

    Presidente da Assembleia Nacional rende homenagem a Sam Nujoma

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    A Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, prestou, nesta quinta-feira (13), homenagem ao primeiro Presidente da República da Namíbia, Samuel Daniel Shafiishuna “Sam” Nujoma, falecido no último sábado, aos 95 anos, vítima de doença.

    Após assinar o livro de condolências na embaixada da Namíbia, Carolina Cerqueira destacou o legado de Sam Nujoma como um grande nacionalista, guerreiro e defensor da paz, da estabilidade e da independência de África, com um papel crucial na luta contra o apartheid e o colonialismo, particularmente na África Austral.

    “Viemos em nome do povo angolano que representamos na Assembleia Nacional. Em meu nome pessoal e dos 220 deputados da Assembleia Nacional, viemos prestar a nossa homenagem”, declarou Carolina Cerqueira.

    Exemplo de luta e patriotismo

    No livro de condolências, a líder parlamentar ressaltou que o percurso de Sam Nujoma deixou marcas indeléveis na história da Namíbia e de África e que o seu exemplo de luta deve inspirar as novas gerações a defenderem a liberdade, a justiça e a paz.

    “Para que o exemplo de Sam Nujoma permaneça para o futuro das jovens gerações africanas, para que tenham presente o valor da paz, do patriotismo e da importância de contribuirmos para o desenvolvimento do nosso continente”, reforçou a Presidente da Assembleia Nacional.

    Carolina Cerqueira destacou ainda os esforços entre os parlamentos de Angola e Namíbia, bem como no Fórum Parlamentar da SADC, para fortalecer a cooperação e buscar soluções para a paz e o progresso dos povos africanos.

    O legado de Sam Nujoma

    Sam Nujoma foi um líder histórico, ativista e guerrilheiro que se tornou o primeiro Presidente democraticamente eleito da Namíbia após a independência do país em 1990. Reverenciado como o “Pai da Nação”, governou a Namíbia por 15 anos, sendo formalmente reconhecido como “Pai Fundador” em 2005, por ato do Parlamento.

    Figura incontornável da luta de libertação africana, Nujoma será lembrado pelo seu compromisso com a soberania, o desenvolvimento e a unidade do continente.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Lendas da música afirmam ter identificado os feiticeiros do meio artístico

    O mercado musical angolano esteve em debate num encontro inédito entre algumas das maiores lendas da música nacional. Heavy C, Walter Ananas, Yuri da...

    MCK afirma que os artistas já não vendem álbuns como antes: “O país está na rocha e isso estrangulou a produtividade dos artistas”

    O rapper e activista social MCK afirmou recentemente no podcast "Batata Quente", do Mercado Lusófono, que os artistas angolanos já não vendem álbuns como...

    Weza Mendes pronuncia-se sobre entrevista com mãe de Mano Chaba e pede desculpa ao público, especialmente a Deezy

    O podcast Pod 1Milhão veio a público nesta quinta-feira, 27 de março, através da apresentadora Weza Mendes, para esclarecer e apresentar um pedido de...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto