O Presidente da República de Angola e actual Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço, enviou uma mensagem de solidariedade e unidade ao seu homólogo do Burkina Faso, Ibrahim Traoré, reafirmando o compromisso de Angola com a estabilidade e segurança no continente africano.
A mensagem foi entregue esta Terça-feira 18, em Uagadugu, pela delegação angolana liderada pelo Ministro das Relações Exteriores, Téte António, que foi calorosamente saudada pelo Presidente burquinense.
No conteúdo da missiva, João Lourenço apresenta-se como mediador dos desafios que afectam a região do Sahel, sublinhando a importância da cooperação, diálogo e coesão entre os povos africanos. Apesar das divergências políticas e conjunturais entre alguns países, o Chefe de Estado angolano sublinhou que a união africana deve prevalecer como bússola orientadora rumo a soluções sustentáveis para os conflitos e crises que ameaçam o desenvolvimento do continente.
João Lourenço reiterou ainda que a segurança regional e continental deve ser uma prioridade comum, apelando a um esforço colectivo em defesa da paz, da estabilidade e da dignidade dos africanos.
Por: Helder Lourenço