Os Angola Music Awards é um concurso anual de cariz nacional, cuja idéia original foi de Nelson Mangueira e sua Equipa. Para esta edição, que consequentemente foi a primeira do País, decorreu no passado dia 03 de Agosto no Centro de Conferências de Belas.

A música como meio de comunicação que é, torna-se numa das fontes de cultura e lazer, uma vez que promove o intercâmbio entre os povos, serve ainda para revelar novos talentos e facilitar a interação social, não só em Angola como além-fronteiras. Uma gala que teve a apresentação oficial de Dinamene Cruz e Sérgio Rodrigues, decorreu sem sobressaltos, porém com algum atraso para a impaciência do público.
Á Platina Line conversou com alguns dos contemplados e expressaram assim a sua alegria pelos troféus recebidos:

Nikila, cantor e produtor musical. “Estou muito feliz pelo prêmio, são muitos anos de trabalho e toda a gratificação por ele é sempre bem-vinda. Obrigado Angola, isso dá-nos mais força para continuar a produzir”…
Paul G “Os prêmios que nós recebemos, galvanizam a nossa vida, a nossa carreira e também o esforço que o músico faz. As pessoas não têm noção, mas os músicos em Angola lutam muito para poder fazer e entregar coisas de qualidade ao público. Mas só o apoio e o calor das pessoas, fazem com que a gente respire e tenha vontade de lutar para fazer coisas como estas… Obrigada!”
Bruno M que recebeu dois troféus, afirmou o seguinte: “Agora que recebi os prêmios sinto-me muito feliz, e devo confessar que não fiquei muito surpreso, porque sei que devia sempre ganhar algum prêmio em contrapartida do crédito que tenho recebido da opinião pública e também pela fé que tenho em Deus. Eu sabia que o Senhor nunca iria me desamparar”…

Eddy, irmão mais novo de Dj Malvado que também recebeu dois troféus para a sua colecção. “O Malvado não pode estar aqui porque ele está em tournée pela Europa há mais de um mês, neste preciso momento está no Algarve. Mas isso não o impediu de expressar a sua gratidão pelos prêmios. Desde já agradeço á todos àqueles que votaram e como irmão, posso adiantar que senti um arrepio muito forte quando ouvi o nome do meu irmão ser pronunciado por duas vezes.”
Mas o grande herói da noite foi Anselmo Ralph, o músico que não esteve presente na gala, por estar em tournée pela Europa. Teve o privilégio de receber seis galardões para a sua galeria. Nino Republicano, o seu agente, recebeu os troféus e agradeceu á todos pelo carinho e afecto demonstrado pelo cantor Anselmo Ralph.
Uma noite repleta de emoções, contou com o suporte da renomada Banda Maravilha para os vários momentos de actuações musicais de artistas talentosos como: Selda com “Àquela rua”, seguiram-se Namanhonga, Papetchulo, o Kudurista Bruno M. Mas foi com as actuações arrebatadoras, num verdadeiro coral o Centro de Conferências de belas rendeu-se há dois dos grandes românticos do país, Kelly Sílva com “O Problema” e N´soki com “Meu Anjo”, que amoleceram os corações dos espectadores e conseguiram realçar o que de mais profundo e sincero os seres humanos têm “o amor”. Por fim, mas não menos importante o “pai do Kizomba” Eduardo Paím.

A gala que foi transmitida pela Tpa e pela RTP Internacional, teve o seu ponto alto com a grande surpresa da noite, desta feita com o Cabo-verdiano Tito Paris. O Príncipe da “morna” brindou os presentes e deixou-os a cantar a sua belíssima música “Dança mami Criola”.
Entre actuações e entrega de troféus, houve tempo para homenagear o Rei Elias Dia Kimuezo pelo seu contributo á música angolana. A entrega da menção honrosa coube á Comissão organizadora do Mundial de Hóquei em Patins. Seguiu-se a atribuição de Diplomas de Mérito á Fecília Mendes, Nelson Mangueira e ainda ao Secretário de Estado da União Nacional dos Artistas e Compositores pela brilhante idéia da criação e consequente execução do Angola Music Awards. A Direcção do evento não deixou de parte o seu lado solidário, ao fazer a entrega de um valor monetário no total de 1.000.000 de kwanzas ao Hospital David Bernardino, precisamente na sua área de Pediatria.

Realçar que após ao término da Gala, seguiu-se um After Party na Ilha de Luanda, no interior de um dos melhores restaurantes da cidade capital.










