Por: Hélio Cristóvão
Um cidadão de 21 anos de idade, proveniente da província do Zaire, sobreviveu após 24 horas de viagem com uma faca no olho direito, tendo sido submetido a uma cirurgia, no hospital Josina Machel, em Luanda.
O hospital Josina Machel, a través da sua equipa multidisciplinar composta por cirurgia Maxilo Facial, Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Anestesista, operou de urgência neste domingo 24, um jovem de 21 anos de idade transferido da província do Zaire vítima de agressão física com uma arma branca (faca), na tentativa de acudir uma briga em que esteve envolvido o seu irmão.
O jovem foi atingido na face com uma faca de aproximadamente 50 cm que causou sérios ferimentos, entre eles glóbulo ocular direito, que levou mesmo a uma evisceração, que é uma operação realizada para remoção do conteúdo interno do globo ocular, através de curetagem.
A cirurgia levou aproximadamente 5 horas. Segundo o Dr. Agnelo Lucamba, um dos membros da cirurgia afirma que o paciente até ao momento não corre risco de morte, porém, teve muita sorte por sair com vida.