Fotos: Carlos Cristóvão
Decorreu na manhã de Quarta-feira, 21 de Junho, a reunião do Conselho Consultivo do “Crescer Juntos”, programa de Responsabilidade Social do Banco Internacional de Crédito (BIC), na qual foram apresentados os primeiros resultados das 20 ONGs apoiadas no primeiro ano de funcionamento do programa.
Para além de um ponto de situação detalhado sobre a evolução de cada um dos projectos aprovados pelo Conselho, em Novembro de 2022 e das actividades decorridas no período de Janeiro a Maio deste ano, foi também apresentado o novo “website” do Crescer Juntos e a campanha que divulga o processo selectivo para este ano.
Conforme explicou Hugo Teles, PCE do Banco BIC, “não estamos apenas a dar apoio financeiro. Uma parte expressiva das ONGs aprovadas no ano passado pelo Conselho Consultivo, apesar de anos de trabalho no terreno, não tinham todos os documentos para estarem formalmente legalizadas. Isso se dava não por negligência delas, mas pela burocracia em obtê-los”. Uma verdadeira “força tarefa” que envolveu o departamento jurídico e os gerentes do Banco BIC e os processos tais como a legalização de estatutos, a obtenção de NIFs e até mesmo a abertura de contas, foi concluído com sucesso. “Isto é o Crescer Juntos, na sua essência”, concluiu.
Em Abril passado, o Banco BIC reuniu as 20 ONGs em sua sede para um dia inteiro de formações que envolveram palestras sobre Educação Financeira, sobre Liderança com Valores e Planeamento Estratégico. As ONGs puderam avaliar possibilidades de intercâmbio de boas práticas entre elas e o encontro teve a presença especial do apresentador Salú Gonçalves.
Para terminar, Hugo Teles aproveitou a reunião do Conselho para agradecer às 12 empresas co-investidoras que se juntaram ao Crescer Juntos e que, através de apoios não financeiros, fornecem equipamentos, alimentos e materiais de apoio aos 20 projectos apoiados, e aos meios de comunicação pelo apoio e cobertura ao programa.
Candidaturas 2023:
Está prevista para o final de Junho a abertura do processo selectivo para candidaturas ao Crescer Juntos, que para além das ONGs actualmente apoiadas, pretende seleccionar novos projectos sociais e ambientais transformadores e de impacto.
O que é o Crescer Juntos:
O programa Crescer Juntos, do Banco BIC, nasceu para apoiar Organizações Sociais (ONGs), Fundações e Associações sem fins lucrativos com projectos em áreas como a Educação, a Saúde, a Cultura, o Empreendedorismo, Meio Ambiente e os Direitos Humanos (entre outras) e que estão a empreender soluções de combate à pobreza capazes de actuar nas causas, e não apenas nas consequências dos mais urgentes problemas sociais em Angola.
O programa tem também o desafio de mudar a percepção da sociedade sobre a mais valia das doações, quando são tratadas como um investimento social privado, cujos resultados podem e devem ser acompanhados pelo doador.
Banco BIC, S.A. • Contribuinte nº 5401128908 • Edifício Sede Banco BIC, Bairro Talatona, Município da Samba, Luanda – Angola.
O Crescer Juntos tem por objectivo dar apoio financeiro, mas também mentoria e visibilidade para as organizações sociais apoiadas. Empresas e particulares que quiserem se juntar ao programa, poderão acompanhar através de relatórios periódicos o que está a passar com o seu dinheiro, mas também com a doação de outros recursos não financeiros que tenham proporcionado.
Empresas Co-investidoras do Programa Crescer Juntos
ASSOCHINA
BALDEX
BIG MEDIA
EDICENTER
ECONOMIA E MERCADO
FULL BLISS
GO MEDIA
HORTALINDA
NCF
PLATINALINE
PURIFILTROS
REFRIANGO