O Ministério das Pescas e Recursos Marinhos de Angola, em comunicado de imprensa divulgado esta segunda-feira (30), anunciou que a captura de carapau e sardinha estará interditada durante os meses de Julho e Agosto de 2025.
O comunicado sublinha que a proibição diz respeito exclusivamente à captura de carapaus e sardinhas por embarcações que utilizam a técnica de pesca com arte de cerco. Esta decisão vem esclarecer dúvidas do sector quanto à aplicação do período de defeso previsto nas actuais medidas de gestão das pescarias marinhas, de acordo com o Decreto Presidencial n.º 57/25, de 26 de Fevereiro.
É importante destacar que a prática da pesca com arte de cerco, enquanto técnica e modalidade, continua autorizada. Assim, as embarcações devem apenas respeitar a proibição da captura das espécies referidas ao longo dos meses de Julho e Agosto, conforme estipulado pelo artigo 17.º do referido decreto.
Tanto o carapau como a sardinha são espécies muito apreciadas pelas famílias angolanas, sendo fundamentais na dieta nacional e na cultura gastronómica do país.
Por: Lindeza Admizalda