Por: Helder Lourenço
Um homem de 27 anos, promotor de vendas online residente em Luanda, foi detido pelos Serviços de Investigação Criminal (SIC) por suspeita de roubo de mais de 500 milhões de kwanzas de uma empresa de construção renomada no país, através de Internet Banking.
De acordo com o Novo Jornal, o suspeito obteve acesso às contas bancárias da empresa por meio de uma fraude no sistema de Internet Banking. Ele contou com a colaboração de dois cúmplices que se encontram foragidos, entre eles, um hacker de nacionalidade indiana, especializado em crimes cibernéticos.
Fontes próximas à investigação indicaram que o grupo faz parte de uma organização criminosa dedicada à subtração de fundos de contas bancárias empresariais, usando técnicas de hacking e engenharia social. A polícia revelou que o promotor de vendas tem ligações com figuras públicas angolanas, incluindo influenciadores digitais, o que ajudou a encobrir as suas actividades ilícitas.
O SIC está a investigar o caso e já alertou para o crescente número de crimes cibernéticos no país, que têm gerado grandes prejuízos às empresas e aumentado a preocupação com a segurança nas transações bancárias online.