Quebrando o mito: podemos tomar banho após a refeição?

0
344

Neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela explica se o banho influencia no processo de digestão

“Não pode tomar banho depois do almoço!” Esse é um conselho comum que certamente a maioria das pessoas já ouviu da mãe ou da avó. Mas será que se trata de um cuidado ou de um mito popular? A verdade é que as mamães e as vovós estavam certas: o banho influencia o processo digestivo.

O Ph.D. neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, professor e cientista na Universidad Santander e membro ativo Redilat, rede de cientistas latino-americanos, explica a relação desarmônica entre a água e o sistema digestivo: “após as refeições, principalmente se tratando de alimentos pesados, o organismo prioriza o processo de digestão. Dessa forma, após a ingestão de alimentos, o sistema nervoso autônomo é ativado via sistema nervoso entérico para direcionar a produção de hormônios e volume de sangue para o processo digestivo”, pontua.

“Quando o nosso corpo sofre uma mudança de temperatura, o sistema nervoso autônomo também é ativado. Então quando você entra na água, o seu corpo passa a ativar duplamente o seu sistema nervoso autônomo: primeiro para digerir os alimentos e concomitantemente para regular a temperatura corporal”, pontua o Dr. Fabiano de Abreu Agrela. Então, ao invés do organismo priorizar a digestão, o corpo prioriza a regulação da temperatura corporal.

O que pode acontecer ao tomar banho após as refeições? “Existe a possibilidade de provocar um choque térmico, dispepsia ou desencadear síncope cardiorrespiratória, fenômeno ocasionado por uma repentina diminuição da circulação sanguínea no cérebro, que pode provocar o desmaio súbito”, adverte o Dr. Fabiano de Abreu.

Dessa forma, é indicado evitar alterações bruscas de temperatura após as refeições para que o sistema nervoso centralize a circulação sanguínea no processo digestivo e não na regulação da temperatura corporal. Segundo o Dr. Fabiano de Abreu, é indicado aguardar no mínimo 30 minutos após a refeição para tomar banho.

O Pós-doutor em neurociências, mestre em psicologia e biólogo, Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito – CPAH, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, professor e cientista na Universidad Santander, membro ativo Redilat, rede de cientistas Latino-americanos, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos e da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento, considerado um especista em estudos do comportamento humano e inteligência.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments