Por: Hélio Cristóvão
O rapper Deksz James, membro integrante do grupo moderno Mobbers, terminou recentemente o seu mestrado em Engenharia Petrolífera pela Faculdade Imperial College London, no Reino Unido, após ter feito simultaneamente duas licenciaturas em Engenharia Civil e Economia, ao mesmo tempo, uma de engenharia civil na ‘University College London’ e na ‘Greenwich University’, respectivamente.
Em entrevista ao PLATINALINE, o engenheiro descreveu o seu percurso académico e falou sobre a dificuldade que teve em conciliar a carreira artística e a formação académica. “Foi duro, tive de procurar sempre tempo pra mim, pra música, pra estudar, foi difícil fazer tudo acontecer; o normal é uma pessoa fazer uma só licenciatura, eu fiz logo duas em faculdades diferentes, que ficavam longe uma da outra, mas foi uma experiência única e conheci muita gente de toda parte do mundo, valeu a pena”, disse.
Sobre esta dinâmica, o rapper frisou que o livro “Outliers”, de Malcolm Gladwell, que leu quando tinha 17 anos de idade, ajudou-lhe a gerir da melhor forma as duas actividades: “O livro diz que para chegares ao nível mais potente na tua carreira tens que dar 10,000 horas e isso ficou comigo desde que li, eu se não tivesse a estudar é porque estava no estúdio e vice e versa, o importante pra mim sempre foi não parar e continuar até chegar nas 10,000 horas que ainda me faltam”.
Após esta etapa académica, Deksz fez saber que o próximo passo é trabalhar em Angola, ganhar experiência e tentar aprender de tudo um pouco para futuramente ajudar o país a crescer.
“A música sempre foi um hobby e graças a Deus ganhei um pouco de conhecimento, mas nunca pensei em fazer apenas a música só, até porque os músicos de hoje em dia não vivem só da música”.
Importa salientar que, o rapper graduou-se com mérito na faculdade que está em 7° lugar na lista “QS Top” das melhores faculdades do mundo, ao lado de outras faculdades como a Oxford, Cambridge e Harvard.