Sua Majestade, o Rei Mohammed VI do Marrocos, proferiu um discurso, na terça-feira, 29 de julho de 2025, por ocasião do 26º aniversário da ascensão do Soberano ao Trono.
Durante seu discurso, o Rei do Marrocos destacou o progresso económico e social positivo do Reino e as conquistas do país. Nesse contexto, o Soberano expressou seu compromisso com a consolidação dos atributos desse boom socioeconómico e com a construção de uma economia competitiva, mais diversificada e mais aberta.
O Rei Mohammed VI também observou a queda na taxa de pobreza nacional, de 11,9% em 2014 para 6,8% em 2024, além da superação do limite do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), classificando Marrocos na categoria de países com “alto desenvolvimento humano”.
Em relação às relações com a Argélia, o Rei de Marrocos reiterou a sua posição clara e consistente em relação ao povo argelino, que o Monarca considera um povo irmão. Assim, o Rei Mohammed VI expressou a vontade do Marrocos de se engajar num diálogo franco e responsável; um diálogo fraterno e sincero sobre as diversas questões pendentes entre os dois países. Sobre a questão do Sahara, o Soberano Marroquino expressou o seu orgulho pelo crescente apoio internacional à Proposta de Autonomia, considerada a única solução para o conflito do Sahara. Agradeceu também ao Reino Unido e à República Portuguesa pelas suas posições a favor da Proposta de Autonomia para o Sahara, no quadro da soberania marroquina.









