Fechar O Menu

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O que está em alta

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026

    Conheça Erika Aires, a nova Ministra da Educação de Angola

    6 de Fevereiro, 2026

    PR exonera Luísa Grilo e nomeia Erika Aires nova Ministra da Educação 

    6 de Fevereiro, 2026
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook X (Twitter) Instagram
    PlatinaLine
    • PlatinaLine
    • Famosos

      Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

      23 de Janeiro, 2026

      Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

      22 de Janeiro, 2026

      Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

      12 de Janeiro, 2026

      Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

      9 de Janeiro, 2026

      Lesliana Pereira assume produção executiva da nova novela “Os Donos do Silêncio” na TV Girassol

      7 de Janeiro, 2026
    • Música
    • Em Foco
    • Lifestyle
    • Desporto
    • Galeria
    • Contacto
    PlatinaLine
    Início»Vidas»Famosos»Rescova ajudou no pagamento dos estudos do jornalista Cabingano Manuel no Brasil
    Famosos

    Rescova ajudou no pagamento dos estudos do jornalista Cabingano Manuel no Brasil

    Platina LinePor Platina Line11 de Outubro, 2020Sem comentários7 Minutos de Leitura
    Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp VKontakte E-mail
    partilhar
    Facebook Twitter O LinkedIn Pinterest E-mail

    A GENEROSIDADE DE LUTHER RESCOVA
    “Foi em 2010, quando fui indicado pela direcção de informação da TPA, para repórter no CANFEU que decorreu na província do Uíge. Confesso que na época, não conhecia, pessoalmente, o Secretário Nacional da JMPLA, o jovem de 30 anos, na época, Sérgio Luther Rescova Joaquim. Apenas ouvi falar do seu nome.
    A memória nunca me deixou escapar de forma telegráfica o episódio que mudou a minha vida enquanto profissional e revelou o irmão que a vida apresentou-me. Vamos à ela:
    Estávamos no pavilhão gimno-desportivo do Uíge, lotado de jovens universitários, para a cerimônia de abertura do tão esperado CANFEU2010. Na tribuna, Luther Rescova e as autoridades da província. Na quadra, eu, o repórter inexperiente que se iniciava há três anos, na actividade jornalística. Ao olhar para a colocação do microfone na tribuna, decidi subir para posicionar melhor, pois estava a ser “engolido” pelos microfones de outros órgãos destacados para a mesma cobertura. Quando coloquei a mão para reposicionar o microfone, alguém levantou-se, rapidamente e quase que inclinado para frente, disse: “CABINGANO preciso falar contigo”. Olhei, sem o reconhecer, respondi: “Está bem, depois da cerimônia”.
    Desci da tribuna e fui perguntar ao meu colega, repórter de imagem, quem era a figura que me abordara.
    “Meu, quem é aquele jovem claro entre o Governador e a Secretário da Juventude?” O meu colega respondeu: “É o Luther Rescova, o Secretário Nacional da JMPLA”. Acusei vergonha, por não conhecer o protagonista do acto. Mas, levantei a cabeça e fixei o rosto dele para sempre.
    Naquele dia, Luther Rescova fez um discurso muito aplaudido. Pelo que percebi, era um líder carismático, muito querido, principalmente, entre os jovens do seu partido.
    Já de noite, fiquei com a missão de fazer um directo para o Telejornal, com Luther Rescova como meu entrevistado. Estaríamos juntos pela primeira vez, num frente a frente, depois do seu pedido para conversarmos.
    Bem disposto, Rescova chegou ao local do directo acompanhado de alguns jovens. Afável, abordou a nossa equipa de reportagem, um a um, pelo nome. Sempre sorridente e brincalhão. Na hora da entrevista, manteve-se sério e assertivo nas respostas. Passou a mensagem que pretendia.
    Feito o directo para o Telejornal, o jovem Rescova chamou-me em separado e disse algo que direi aqui, pela primeira vez, publicamente porque ele nunca usou isso como bandeira, pois o fez de coração, sem compromissos periféricos ao amor ao próximo.
    Rescova:
    “Cabingano vi a reportagem da tua defesa de tese no ISCED, ouvi o teu pai falar emocionado pela tua conquista e vi-me em ti. A tua história de vida é muito parecida à minha. Estás de parabéns”.🙏🏿
    Surpreso por saber que ele acompanhava o meu percurso, só restou-me agradecer.
    “Muito obrigado”.
    Só que não era tudo o que o jovem Rescova tinha para me dizer, naquela noite fria, na província do Uíge.
    Rescova:
    “Estás a vir de longe… desde as novelas que te sigo e agora como repórter vejo que és muito batalhador. Tens muito potencial. Tu ainda vais chegar muito longe. Quero ajudar-te”, rematou.
    Ao ouvir o “quero ajudar-te” fiquei ansioso pelo que ele diria a seguir. Pretendia saber como desejava ajudar-me. E ele, desafia os meus pensamentos e diz:
    “Escolhe um país para fazer o mestrado em Jornalismo que eu pago” 😯
    Naquele instante, várias coisas passaram pela minha cabeça, tão grande que era a surpresa. Mantive-me calado 🤭 Acto continuo, Rescova insiste:
    “Faça um levantamento das necessidades com aluguel de apartamento, valor de propinas e alimentação no país que escolheres e, avisa-me”.
    Confesso que achei que fosse apenas mais um político a fazer promessas. Aceitei só já para não ser deselegante. Trocamos os contactos e nada mais falamos. Cada um foi para o seu caminho.
    De regresso à Luanda, contei ao meu irmão mais velho, Vicente Manuel e a minha esposa o que o Rescova prometeu-me. Surpresos, disseram que o melhor era aguardarmos para ver no que dava.
    Passadas duas semanas, o meu telefone tocou. Era o Rescova do outro lado. Quando atendi, ouvi uma pergunta que revelou a pessoa de compromisso que era:
    “Mano, como é? Já tens o levantamento dos custos? Já sabes onde queres fazer o mestrado?
    E eu que não tinha sequer me preocupado com o levantamento, tive que mentir que já o tinha feito e que, rapidamente, o faria chegar. Naquele dia, percebi que a conversa que tive com ele no Uíge, foi com o ser humano Luther Rescova e não com o político. Imediatamente, meti-me a procura de soluções no Brasil, através da internet, por ser um país que já conhecia, minimamente.
    Quando nos encontramos pela segunda vez, depois do CANFEU, apresentei o levantamento das necessidades. Agarrou nas folhas de papel que o entreguei e disse:
    “Mano, escolheste um bom país para a especialidade em Jornalismo Investigativo. O Brasil é uma grande escola. Vamos avançar”.👌🏿
    Quem no meu lugar não ficaria feliz, com o momento que estava a viver? Eu estava diante de um jovem com valores cristãos, comprometido com as pessoas. No mesmo instante, Luther Rescova pediu-me as coordenadas bancárias e prometeu depositar o valor da passagem, alimentação e hospedagem para que eu fosse, imediatamente, para o Brasil. E, assim procedeu, sem titubear.
    Na TPA, formalizei a minha saída para formação acadêmica no Brasil. Na época o PCA era o Tony Henriques Silva que despachou favoravelmente, mantendo o meu salário base.
    No Brasil, fiz duas pós-graduações, com o apoio do irmão mais velho que a vida cuidou de me apresentar. Conselheiro, amigo e grande motivador, Luther Rescova nunca me deixou na mão. Era um irmão de facto. Nunca precisou de fazer vaidade com a ajuda que me prestou e sempre que tentei agradecer, cortava-me dizendo: “Tu és meu irmão” 🥺. Incentivou-me a estudar e mandar trabalhos para a TPA mesmo quando um iluminado decidiu cortar-me o mínimo que me era pago. Quando pela Semba comecei a fazer o programa Gente da Banda, a minha condição financeira no Brasil ficou muito melhor. Liguei a meu irmão Rescova e disse:
    “Mano, não precisa te preocupar tanto comigo porque agora tenho um salário adicional que está a ajudar a manter aqui as coisas”. Ele no auge do amor ao proximo disse:
    “Compadre, tu aí precisas de não ficar apertado. Vou mandar sempre mais algum para as despesas com a minha família. Beijinhos a minha afilhada”. 😫
    Senão fosse por ele, não teria, certamente, conquistado tantas vitórias nessa profissão, nem você que lê essa história, admiraria o jornalista que o escreve. O Brasil foi de facto a escola de jornalismo que me faltava, depois de licenciado em Sociologia pelo ISCED de Luanda.
    Hoje, sou quem sou também pela generosidade de Luther Rescova, o político, governador e acadêmico que o país chora. Eu choro de forma desesperada pela morte prematura do irmão que ganhei, do padrinho da minha primogênita, do amigo de todos os momentos 😭😭😭 Foram muitas histórias juntos que não cabem numa publicação. Aliás, já custou-me escrever esta 😓
    Rescova era a generosidade em pessoa. Para a sua memória, é importante que vocês conheçam essa história, porque em outro momento diriam que é bajulação.
    TE AMO Sergio Luther Rescova Joaquim 🙏🏿 Vá com Deus, meu irmão 🙌🏿 Dói muito 😭 A morte é de facto a vilã da vida 😭
    Ao invés de encerrar este texto com #megusta ou #nomegusta permita-me usar a tua marca: #Godbless 🙏🏿
    Até já, mano.”
    Por Cabingano Manuel on fb, 11 de Outubro de 2020.

    cabingango
    partilhar. Facebook Twitter Pinterest O LinkedIn Tumblr WhatsApp E-mail
    Artigo AnteriorBambila reúne músicos do Uíge para tributo ao Ex Governador Sérgio Rescova
    Próximo Artigo João Lourenço: Estado perdeu quase USD 24 mil milhões com a Corrupção
    Platina Line
    • Site

    Redação

    Relacionados Posts

    Passaporte angolano ocupa a 79.ª posição no ranking mundial dos mais poderosos em 2026

    23 de Janeiro, 2026

    Jéssica Romero destaca papel da FAST na afirmação da nova indústria têxtil angolana

    22 de Janeiro, 2026

    Gena de Carvalho e IUKI Cookie saem em defesa de Mariana Rodrigues

    12 de Janeiro, 2026

    Diplomata Elias Chimuco participa em encontro de alto nível na África do Sul

    9 de Janeiro, 2026
    Deixe Uma Resposta Cancelar Resposta

    Platina Line
    As nossas escolhas

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026

    Plutónio revela o significado da tatuagem do número 33 no rosto

    6 de Fevereiro, 2026

    Gerilson Insrael diz ter investido cerca de 14 milhões de kwanzas na compra de um microfone

    6 de Fevereiro, 2026

    Conheça Erika Aires, a nova Ministra da Educação de Angola

    6 de Fevereiro, 2026
    • Facebook
    • Instagram
    • YouTube
    Mundo
    * Mundo

    Trump agradece a Corina Machado oferta de medalha do Nobel: “um gesto maravilhoso”

    Por Osvaldo16 de Janeiro, 20260

    O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a líder da oposição da Venezuela,…

    Líder da oposição da Venezuela, María Corina Machado, oferece medalha do Nobel a Trump

    16 de Janeiro, 2026

    Barbeiro africano chama atenção na internet ao cortar cabelo com ferramentas inusitadas: ferro de engomar, catanas e pás

    5 de Janeiro, 2026

    “Sinto até pena”, diz Xuxa ao negar pacto e rebater críticas antigas

    29 de Dezembro, 2025

    Subscrever as actualizações

    Receba as últimas notícias

    O Platina Line é um portal angolano dedicado a informação, educação e entretenimento. Ele oferece conteúdos sobre diversas áreas, incluindo cultura, música, moda, celebridades e novidades, com foco na língua portuguesa.

    O portal busca informar e entreter angolanos e outros interessados, com foco em notícias e entretenimento.

    Email: pauta@platinaline.com
    Call Center: 226 448 315

    Facebook Instagram YouTube
    Nossas escolhas

    “A desistência não foi por vontade própria”, revela Mateus Oficial, o ‘Herói’

    6 de Fevereiro, 2026

    Plutónio revela o significado da tatuagem do número 33 no rosto

    6 de Fevereiro, 2026

    Gerilson Insrael diz ter investido cerca de 14 milhões de kwanzas na compra de um microfone

    6 de Fevereiro, 2026
    Novos comentários
    • Vlatiniqui Lino em Shakira chora e manda indireta para Piqué em clipe após separação: ‘me deixou’
    • Delcio em Empresário Angolano aposta na produção nacional e na criação de empregos para os jovens
    • Marcos em LS & Republicano celebra 22 anos de existência com ofertas de vários prémios
    • Bocolo Daniel em Unji – DELL Angola dedica-se à importação e distribuição de produtos e serviços Dell
    © Todos os Direitos Reservados. Platina Line 2026
    • Desenvolvido Por :
    • Willsite

    Digite acima e pressione Enter para a pesquisa. Pressione Esc 'cancelar'.