Retrospectiva 2011: Relembre quem morreu em 2011

0
234

Foi Um Ano ruim para nosso Show Biz , Perdemos um lenda e um promessa da nossa musica, André Mingas, e Fernando Santos “Ayaya”  e o  Produtor IVM, Foi um ano de adeus às divas: das clássicas,  Elizabeth Taylor, Cesária Évora  à recém eleita Amy Winehouse.   As artes cênicas  perderam o Angélico e o Rap ficou sem Nate Dog.

 

 

 

 

André Mingas

 


Nome Completo

Andre Viera Dias Mingas

Nascimento

24/05/1950

Data de morte

11/10/2011

Naturalidade

Luanda  -Angola

Área de atuação

cantor, compositor, Politico ,e Arquitecto

 

 

O músico e compositor angolano André Mingas morreu, no Brasil, vítima de doença,

Arquitecto de profissão, antigo vice-ministro da Cultura, tinha sido indicado para cônsul de Angola em São Paulo. Um dos grandes nomes da música angolana, André Mingas ocupou ainda o cargo de assessor do Presidente da República para os assuntos locais e regionais.  A música “Esperança” é uma das virtuosidades do cancioneiro assinado por André Mingas. Para além desta há ainda a referir as canções “Mufete” e “Tchipalepa”.

 

Fernando Santos “Ayaya”

 


Nome Completo

Fernando Santos “Ayaya”   

Nascimento

1962

Data de morte

05/01/2011

Naturalidade

Luanda  -Angola

Área de atuação

cantor, compositor, Radialista.

 

 

O músico angolano Fernando Santos “Ayaya” morreu na madrugada de  quarta-feira numa unidade sanitária, em Luanda, vítima de paragem cardíaca.

 

Nascido em Benguela, há quarenta e nove anos, o músico residia em Portugal desde Outubro de 1975, para onde foi em companhia dos pais.

 

Casado e pai de três filhos, Ayaya lançou ao longo da sua carreira artística 10 obras discográficas, que fizeram furor no music hall angolano, com destaque para “Dá-lhe com Ginguzu”, “Zezinha” e “Dizem que sou”.

 

Tem preferenciado nos seus trabalhos artistas e intérpretes angolanos, nomeadamente Nelo Paím, Maya Cool, Betinho Feijó e Ruca Fançony.

 

Para além da música, era profissional de rádio no Seixal, arredores de Lisboa, onde animava um programa virado para a comunidade africana.

 

 

Produtor IVM

 


Nome Completo

Ibraim Veríssimo Martins “IVM”,

Nascimento

1982

Data de morte

3/03/2011

Naturalidade

Luanda  – Angola

Área de atuação

cantora, compositora

 

 

Ibraim Veríssimo Martins “IVM”, e sua irmã Márcia Morais Martins, ambos falecidos numa  quinta-feira, no percurso Luanda/Benguela, vitimas de acidente de viação,  conhecido com produtor do hit Windeck (premiado na MTV BASE África 2010, como melhor performance lusófona)”.

 

IVM, homem de trato fácil, marcou profundamente pelo seu carácter calmo, apaziguador, amigo e solidário com o próximo.

 

IVM, de 29 anos de idade, perdeu a vida, quando se desloca à Benguela, com uma caravana artística para espectáculos agendados pela produtora PowerHouse, de que era músico. Do acidente resultou também a morte de sua irmã Márcia, cantora de 12 anos que se lançava no mundo musical, e um outro integrante, Dadão, do grupo Os Cazumbi. Deixou também ferido o responsável da própria produtora, Hochimini Martins. reveja as fotos do acidente clicando aqui

 Amy Winehouse

 

 

 

Amy Winehouse

 

 


Nome Completo

Amy Jade Winehouse

Nascimento

14/09/1983

Data de morte

23/07/2011

Naturalidade

Londres – Inglaterra

Área de atuação

cantora, compositora

 

 

Cantora e compositora britânica, Amy Winehouse despontou em 2006 com o hit “Rehab”. Sua carreira meteórica foi marcada por problemas com drogas e álcool, além de um casamento conturbado. Ícone da soul music e da moda, a artista morreu por excesso de álcool.

 

 

 

 

Angélico Vieira

 

 

 


Nome Completo

Sandro Milton Vieira Angélico,

Nascimento

31/12/1982

Data de morte

28/07/2011

Naturalidade

Lisboa  – Portugal

Área de atuação

cantor, compositor, Ator

 

 

 

Angélico Vieira faleceu na consequência de um acidente de viação na madrugada de 25 de Junho de 2011, ocorrido na autoestrada A1, quilómetro 258,909, sentido norte-sul, perto de Estarreja pelas 3h15. Deu entrada no Hospital de Santo António, no Porto, com um traumatismo crânioencefálico grave. O óbito foi declarado na noite de 28 de Junho.

 

 

Angélico Vieira conduzia um BMW 635 emprestado por um stand. O veículo não possuía seguro.A bordo seguiam mais três pessoas. Hélio Filipe foi projectado no momento da colisão, tendo tido morte imediata e sendo ainda atropelado por um veículo que circulava na retaguarda. Armanda Leite, uma menor de 17 anos, foram também transportados para o hospital em estado muito grave.Um quarto ocupante sofreu apenas ferimentos ligeiros, Hugo Pinto. Segundo o relatório da investigação da GNR, divulgado a 2 de Julho, a causa principal para o acidente foi o excesso de velocidade pois o actor seguia a 253km/h , muito acima do limite legal de 120km/h O mesmo relatório nega a existência de qualquer rebentamento de pneu, ao contrário do que foi  inicialmente indicado por um dos ocupantes.

 Elizabeth Taylor

 

Elizabeth Taylor

Nome Completo: Elizabeth Rosemond Taylor

Nascimento: 27/02/1932

Data de morte:23/03/2011

Naturalidade: Londres – Inglaterra

Área de atuação: atriz

 

 

Atuando desde os dez anos, a atriz britânica Elizabeth Taylor logo tornou-se rainha das bilheterias das décadas de 1950 e 1960, sendo eternizada pelo papel de Cleópatra. Sua vida pessoal foi marcada por oito casamentos e problemas de saúde e drogas. Considerada uma das últimas divas da antiga Hollywood, a atriz morreu aos 79 anos por problemas cardíacos.

 

 

 

 

Cesária Évora

Nome Completo:  Cesária Évora

Nascimento     27 de agosto de 1941

Data de morte  17 de Dezembro de 2011

Naturalidade  :  Mindelo,  – Cabo Verde

Área de atuação: Cantora, compositora

 

 

Cesária Évora, também conhecida como «a diva dos pés descalços», foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana. Apesar de ser sucedida em diversos outros géneros musicais, Cesária Évora foi maioritariamente relacionada com a morna, por isso também foi por vezes apelido “rainha da morna” Em 2004 conquistou um prémio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, distinguiu-a, em 2009, com a medalha da Legião de Honra entregue pela ministra da Cultura francesa Christine Albanel. Em Setembro de 2011, depois de cancelar um conjunto de concertos por se encontrar muito debilitada, a sua editora, Lusafrica, anunciou que a cantora pôs um ponto final na sua longa carreira.  Veio a falecer no dia 17 de Dezembro de 2011, com 70 anos, por “insuficiência cardiorrespiratória aguda e tensão cardíaca elevada”.


 


 

Nate Dogg


Nome Completo  Nathaniel Dwayne Hale

Nascimento        Agosto de 1969

Data de morte    16 de Março   de 2011

Naturalidade       Clarksdale, Mississippi, – Estados Unidos

Área de atuação  Rapper, compositor

 

 

O rapper Nate Dogg faleceu  aos 41 anos. A notícia foi confirmada pela “Press Telegram”, que citava  a família do rapper.

Nathaniel Dwayne Hale é o verdadeiro nome do rapper, que nasceu em Agosto de 1969 e durante a sua carreira colaborou com uma série de músicos como Snoop Dogg, Eminem, Dr. Dre e Mark Ronson.

Snoop Dogg reagiu à notícia com uma série de “posts” no Twitter: “Perdemos uma verdadeira lenda no hip hop e no Rn’B. Um dos meus melhores amigos e um irmão para mim desde 1986, quando nos conhecemos. Tenho saudades tuas e estou muito triste, mas também estou feliz, por ter crescido contigo. Vejo-te outra vez no céu”.

Nate Dogg teve vários problemas de saúde nos últimos anos e em 2007 e 2008 sofreu dois AVC.

 

Steve Jobs lutava há vários anos contra o cancro

“A morte é muito provavelmente a melhor invenção da vida”, afirmou Steve Jobs, em 2005, frente a uma plateia de estudantes da Universidade de Stanford, nos EUA. “Lembrar-me de que todos estaremos mortos em breve é a ferramenta mais importante que encontrei para me ajudar a fazer as grandes escolhas na vida”. O icónico fundador da Apple morreu no dia 5 de Outubro, com 56 anos, depois de anos com vários problemas de saúde, entre os quais um tipo raro de cancro do pâncreas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui