Segundo uma nota chegada a Platina nesta quinta feira, enviada pela empresa Ritmo e Cultura , da conta de uma acusação de usurpação de propriedade intelectual do projecto BACK TO THE OLD SCHOOL – CLÁSSICOS DE HIPHOP E R&B DOS ANOS 80 E 90” pelo Movimento X e Mad Tapes Entertaiment.
Na Nota Pode ler-se o seguinte: O conceito a partir do qual se pensou esse evento foi desenvolvido e produzido por Ritmo e Cultura, resultando numa primeira edição memorável que esgotou o espaço cultural Elinga Teatro a 23 de Junho de 2012
Ritmo e Cultura tinha uma parceria desde 2010 com o Movimento X, o qual explora comercialmente o espaço Elinga Teatro. No entanto essa parceria, viria a acabar por vontade do Movimento X em Junho de 2012, no mesmo mês em que Ritmo e Cultura tinha organizado e promovido dois eventos com bastante sucesso, a 2ªedição “FUNK YOU WITH AFROBEAT” e a 1ª edição de “BACK TO THE OLD SCHOOL – CLÁSSICOS DE HIPHOP E R&B DOS ANOS 80 E 90”.
Em Setembro de 2012, é anunciada e concretizada a “2ª edição” do evento “BACK TO THE OLD SCHOOL – CLÁSSICOS DE HIPHOP E R&B DOS ANOS 80 E 90” pelo Movimento X e Mad Tapes Entertaiment, colocando a Ritmo e Cultura à margem do evento.
Em Dezembro de 2012, é anunciada a “3ª edição” do evento “BACK TO THE OLD SCHOOL – CLÁSSICOS DE HIPHOP E R&B DOS ANOS 80 E 90” pelo Movimento X e Mad Tapes Entertaiment.
Perante estes factos, reveladores da forma desleal e oportunista como a Mad Tapes Entertainment e o Movimento X se portaram, a Ritmo e Cultura não teve alternativa senão tomar uma acção legal, acautelando os seus direitos no que respeita à autoria do conceito do evento “BACK TO THE OLD SCHOOL – CLÁSSICOS DE HIPHOP E R&B DOS ANOS 80 E 90”.
É caso, para citar Oscar Wilde “Be yourself, because everyone else is taken” conclui a nota a empresa Ritmo e Cultura.
Samurai Responde ao Sr. Ayala (Ritmo e Cultura)
Procuramos pela manhã o C.E.O da Mad Tapes Samurai, que esclareceu o caso da seguinte forma:
Há aqui em primeiro lugar um sentimento de frustração por parte do Sr. Ayala (Ritmo e Cultura) que por motivos que desconheço, cortou relações com o Movimento X e por isso agora não pode organizar eventos no Elinga Bar, espaço este, gerido pelo Movimento X.
Sendo assim, o porquê desta guerras mesquinhas e cínicas contra o eles e a Mad Tapes.
Há uns tempos atrás, já depois de ter tocado em vários eventos de Reggae produzidos pela “Ritmo e Cultura”, o Ricardo Ayala havia-me proposto começar a tocar em noites de Hip Hop no Elinga, pois sabia que o género era a minha especialidade, e queria dar nome ao evento de “Elinga Hip Hop Sessions”.
Na altura, disse-lhe que era preciso criar um conceito forte a volta do evento e foi assim que EU criei o flyer (que mais tarde ele reprovou, mas que foi usado para 2ª Edição)) e dei o nome ao evento de “Back To The Old School”, baseado na ideia de batalha de DJS e com uma sonoridade restricta aos clássicos de Hip Hop e RnB dos anos 80 e 90.
A batalha entre eu, DJ Samurai vs Dj Callas, também foi uma sugestão minha. Sendo assim o conceito e nome do evento, não foram criados pelo Sr. Ayala.
A “Ritmo e Cultura” apenas produziu a 1ª Edição, mas o conceito não era deles. Logo após a primeira edição, o Ayala teve então os tais problemas com o Movimento X e de seguida houve corte de relações e a “Ritmo e Cultura” já não podia realizar nada no Elinga Bar.
Problemas estes que são alheios a minha pessoa e ao Dj Callas, que depois da primeira edição fomos bastantes solicitados pelo público para realizar a 2ª Edição.
Chegou uma altura, que ambos “Ritmo e Cultura” e “Movimento X” pediram-me a mim para entrar na segunda edição, pois também estavam a receber imensos pedidos do público.
Mas como o Ayala não podia organizar a cena no Elinga, quis fazer a noite no “Palos”, espaço este que logo discordei, por não ter aquela “alma” e aspecto “informal” que o Elinga apresenta, ideal para noites do género.
Certo que o conceito havia sido criado por mim, e para atender aos vários pedido que recebemos, falei como o Callas, e os dois decidimos dar a festa no Elinga, numa coprodução Movimento X e Mad Tapes.
É claro que o Ayala ficou bastante chateado, pois facturava bem no Elinga nestas noites (coisa que possivelmente não está a conseguir no Palos) e viu os seus rendimentos serem reduzidos. Daí a sua grande frustração e a guerra contra a Mad Tapes e o Movimento X.
Se realmente o conceito e o espírito da noite fosse em volta do Sr. Ayala e a “Ritmo e Cultura”, então porquê que ele não organizou no Palos a mesma noite com outros DJs?
Aí sim, eu iria o acusar de roubo de propriedade intelectual. Pois “conceito” e “produção” são dois termos com sentidos bem diferentes.
Penso ter esclarecido bem o assunto em questão e obrigado por consultar-me antes. Fica aqui também as imagens da 2ª Edição que foi um sucesso:
http://madtapes.blogspot.com/2012/10/back-to-old-school-2-edicao-elinga-bar.html