Por: Hélio Cristóvão
A apresentadora e actriz Rosa de sousa foi a estrela escolhida para o ensaio fotográfico da Xsport, loja de roupas e calçados de treinos, localizada no Talatona Shopping, em Luanda.
Com uma história que, como milhares de outras, começa na infância, com comentários nada simpáticos: “Cresci a ouvir que sou linda, mas sou gorda, fazendo crer que o peso diminuía a minha beleza, e que se fosse magra seria muito mais bonita, esses comentários quando mais nova, nos fazem crescer com a ideia de que precisamos mudar para se encaixar no padrão de beleza exigido pela sociedade, quando a sociedade é que deve se encaixar ao nosso padrão”, começou por dizer.
Diante de uma sociedade onde o culto ao corpo é dominante, muitas mulheres plus size estão a ganhar espaço para mostrar que a beleza é para todas, independente dos padrões. Rosa de sousa defende que as mulheres têm sido mais ousadas, e que hoje há mais espaço para a diferença.
A beleza está intrinsecamente ligada ao amor próprio, e assim sendo, a apresentadora e actriz rematou falando sobre a aceitação:
“Aceitar o nosso corpo nem sempre quer dizer que aquele corpo nos faz bem, muitas vezes o excesso de gordura vem acompanhado com problemas de saúde que não devemos fazer vista grossa. Doenças cardiovasculares, doenças renais, doenças associadas ao fígado, obesidade entre outras devemos ter em atenção. Vamos nos amar, vamos nos aceitar, mas não vamos permitir que esses que a nossa imposição nos mate”, concluiu a vencedora do troféu de melhor actriz (2018) pelo Moda Luanda.
