A jovem bailarina angolana Rubina Suzeth tornou-se na primeira angolana a licenciar-se em Coreografia na Rússia, pela prestigiada Universidade Kosygin, Instituto Cultural Eslavo, no Departamento de Coreografia, com especialização em Mestre de Ballet.
O seu percurso académico culminou com a defesa do tema “A dança como parte da cultura tradicional da República de Angola”, dividido em duas partes: teórica e prática. Nesta última, desenvolveu e produziu, de forma autoral, um espectáculo de dança contemporânea. O trabalho foi avaliado com distinção, tendo recebido as classificações máximas: nota 5 na Rússia e 20 em Angola.
“Assim me torno a primeira angolana licenciada em Coreografia na Rússia”, escreveu nas suas redes sociais, aproveitando para agradecer profundamente à sua mãe, Tia Chica, a quem dedicou a conquista.
Recorde-se que Rubina Suzeth foi considerada a jurada mais popular num campeonato de dança na Rússia. Foi também convidada pela Federação Russa de Dança para integrar o júri do festival “Kybok”. É vice-campeã do maior torneio de dança da Rússia e, em 2022, foi nomeada para os Prémios Nova Geração.
Por: Makiesse Macondo