- Publicidade -

More

    Saiba a diferença que existe entre a gripe e a constipação ​

    em

    |

    Visualizações

    and

    comentarios

    Por: Vídia António

    Assim que surge o pingo no nariz, os espirros, a tosse e a febre, é sinal de que estamos com gripe, mas será mesmo gripe?!

    Embora os sintomas sejam muito semelhantes, existe uma clara diferença entre uma gripe e uma constipação. A gripe é causada por mutações do vírus influenza e a constipação pode ser causada por mais de duzentos tipos de vírus. No que toca à distinção entre as duas, o segredo está em olhar para a forma como o vírus ataca. Quando os sintomas aparecem de forma brusca e deixam a pessoa de cama, com febres, dores corporais e calafrios, podemos estar perante de uma gripe, mas se os sintomas aparecem de forma gradual, mesmo que intensamente, estamos perante uma constipação.

    Como é que se cura uma gripe ou uma constipação? Em primeiro lugar, deve-se parar de acreditar em mitos e teorias que apenas dificultam o diagnóstico e o tratamento. Depois, é preciso dar ouvidos para o que a ciência tem a dizer. A alimentação pode ser uma excelente aliada no tratamento, porém é necessário dar ouvidos ao corpo e respeitar as suas vontades de comer ou não comer.

    A ingestão de água ou chá é importante, não para curar a gripe/constipação, mas sim para fazer frente à desidratação que estas condições causam, especialmente quando a febre é uma das ‘convidadas’ indesejadas. O mel ajuda a atenuar a tosse contínua.

    Quando estamos diante dessa situação, é permitido tomar o paracetamol e ibuprofeno, contudo é sempre importante ter o aconselhamento de um médico relativamente às doses e, para os casos mais delicados, a aplicação de um bálsamo no peito, no pescoço e nas costas pode ajudar a avaliar o desconforto respiratório a curto prazo. E, o que muitos não sabem, é que a laranja é uma das grandes aliadas no tratamento da gripe e constipação, assim como apostar em alguns truques caseiros pode também ajudar, mas não espere milagres, pois o efeito varia de pessoa para pessoa.

    Share this
    Tags

    A Bombar

    Personagem “Replay” de Artur Pop ganha espaço nos corações de crianças

    Por: Nunes Hebo No mundo das artes cénicas, vários são os artistas que foram ou são conhecidos pelos personagens que interpretam ou constroem em determinados...

    Wime Bráulio relata desafios de ser actor em Angola: “O facto de não termos condições suficientes”

    Certamente ser actor em Angola não é fácil devido à escassez da indústria cinematográfica. Desta vez, Wime Bráulio relatou uma fase desafiante na carreira...

    Eduina Semedo conta que há anos foi burlada um apartamento no Kilamba

    Por: Nunes Hebo A artista angolana Eduina Semedo contou, nesta Segunda-feira (15), que há anos sofreu uma burla onde perdeu um apartamento na Centralidade do...

    - Publicidade -

    Artigos Recentes

    - Publicidade -

    Mais como isto