Recentemente, voltou a circular nas redes sociais um vídeo que reacendeu o debate público sobre o papel e os limites da autoridade espiritual de líderes religiosos. No centro da polémica está o conhecido “Profeta” BM Samuel, que protagonizou uma cena polémica ao expulsar e praguejar contra um fiel por este ter adormecido durante o culto, chegando mesmo a proferir palavras de morte.
Entre os críticos da actuação do líder religioso, destaca-se o kudurista angolano Passing Toloba, que, durante a sua participação no programa “Dia Alegre”, da Platina FM (96.8), reiterou um desafio público ao profeta:
“Se o Profeta BM Samuel tem mesmo esse poder, que me torne mudo, aleijado ou me deixe cego“, afirmou o artista, lançando um repto directo e polémico ao pastor.
Conhecido pelas suas declarações contundentes nos meios de comunicação, Passing Toloba expressou o seu desagrado em relação à actuação de várias igrejas e dos seus líderes, apontando em particular o comportamento do Profeta BM Samuel.
“Ninguém é obrigado a usar a palavra de Deus, mas o BM Samuel usa a palavra de Deus para fazer as suas malícias”, acusou o artista, deixando ainda um apelo aos jovens e à sociedade para que se mantenham vigilantes e críticos perante discursos e práticas de falsos profetas.