Senhoras das artes plásticas expõem “universo feminino” na expo 2020 Dubai

0
249

A exposição colectiva “Tondongo, o Universo Feminino” está patente desde segunda-feira e até ao próximo dia 20, na Galeria de Arte do Pavilhão de Angola, na Expo 2020 Dubai, em comemoração do Dia Internacional da Mulher, que ontem se comemorou.

A inauguração oficial teve lugar ontem, Dia Internacional da Mulher, e conta com o discurso de abertura da Comissária de Angola para a Expo Dubai, Albina Assis Africano.

A mostra colectiva reúne artistas de vários horizontes, mostrando assim a diversidade e riqueza da arte contemporânea celebrada por mulheres e tem a finalidade de criar laços de intercâmbio cultural fortalecendo as trocas de experiências no plano artístico.

São apresentadas 32 obras em diversos estilos artísticos como pintura, escultura, modelagem, aplicação em tecido, fotografia e apresentações de nove artistas.

Armanda Alves, Carla Peairo, Daniela Ribeiro, Fineza Teta e Maria Belmira Gumbe, que já participaram com exposições individuais na Galeria apresentam obras das séries “A Dinâmica do Ser”, “Traces of a Legacy”, “Ancestralidade e Tecnologia”, “Simbiose” e “Tecendo Memórias”, respectivamente. A estas artistas juntam-se nesta mostra internacional, a dance performer e coreografa angolana, Aneth Silva. Anastasie Akibodé, francesa com raízes africanas que remontam a Cabo Verde, Benin e Senegal, apresenta “Energias Artísticas interligadas”; Miriam Rodriguez, nascida em Portugal,  com origens de Cabo Verde e Angola, mostra a colecção “Renascer” e a artista plástica Márcia Dias, angolana e embaixadora cultural da  Fundação Óscar Ribas, apresenta o conjunto de obras “Resiliência”.

Com curodoria de Carla Peairo, “Tondongo, o Universo Feminino, sacrificação ritualística, feminina e  africana” é uma exposição que simboliza a gestação do ser e marca a união de diferentes linguagens que se harmonizam no sentimento comum de força e criatividade.

Fonte: Jornal de Angola

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments