Em alusão ao mês da mulher, o Especial Actualidade do Canal ZAP Viva traz semanalmente entrevistas mulheres angolanas de grande projecção social, económica e política. A Secretária Geral cessante da Organização da Mulher Angolana (OMA), Luzia Inglês, abre esta série, com uma grande entrevistada no dia 3 de Março.

Durante aproximadamente uma hora, a lendária dirigente conta detalhes da sua trajectória. A Luta do 4 de Fevereiro, a conquista da Independência Nacional, bem como, o 25 de Abril são alguns dos temas explorados na entrevista emitida a partir das 21:00 AO/22:00 MZ/21:00 PT.

Filha de um reverendo, Luzia Inglês (“Inga”) foi militar, tendo inclusive se tornado na única mulher nas Forças Armadas Angolanas a atingir o grau de general.
O Especial Actualidade é um eixo informativo emitido pontualmente na grelha de programas do Zap Viva. Tem no seu histórico emissões como a Visita do Papa Francisco a Moçambique, 11 de Novembro, Nelson Mandela, só para citar algumas.

A Actualidade no ZAP tem ainda no seu portfólio programas como o É Notícia (Kiosque de Imprensa, É Actual, Visão Actual, Números COVID, Bola na Rede Diário e Arena Desportiva. Recentemente, o canal incluiu o Espaço É Notícia em Língua Nacional Kimbundu e Umbundu, levando assim o seu conteúdo noticioso a mais pessoas.