O Serviço de Investigação Criminal (SIC) desmantelou uma rede criminosa especializada na contrafacção de moeda estrangeira, apreendendo um montante de 120 mil dólares norte-americanos falsos. A apresentação dos suspeitos ocorreu nesta terça-feira, 31 de Dezembro, na sede do SIC em Cacuaco, resultado de operações conduzidas pela Direcção Central de Operações e pela Direcção Nacional de Combate aos Crimes contra o Património.
Os detidos foram flagrados em posse das notas falsificadas enquanto tentavam introduzi-las no mercado informal. O SIC informou que os indivíduos enfrentarão acusações pelos crimes de contrafacção de moeda estrangeira.
Além deste caso, o SIC apresentou ainda três cidadãos nacionais envolvidos noutra rede criminosa dedicada ao furto de cartões multicaixa. Estes indivíduos actuavam nas imediações de caixas automáticas, abordando cidadãos que solicitavam ajuda para levantamentos de dinheiro. Aproveitavam-se da situação para memorizar os códigos PIN das vítimas e, em seguida, trocavam os cartões multicaixa por outros.
Durante a operação, foram apreendidos 45 cartões multicaixa de diversos bancos em posse dos suspeitos, comprovando a extensão das suas actividades ilícitas.